Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-08-2014

Viúva de Campos rejeita ser vice
A viúva do ex-governador Eduardo Campos, Renata Campos, indicou a dirigentes do PSB que apoia a candidatura presidencial da ex-senadora Marina Silva, mas deve rejeitar a ideia de assumir a vaga de vice da chapa, argumentando que precisa dedicar mais tempo
Viúva de Campos rejeita ser vice
Foto: g1.globo.com

Encerradas as cerimônias fúnebres de Campos, o presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, reuniu-se ontem com Renata, para pedir formalmente seu aval à indicação de Marina. Renata disse que aprova a candidatura e que essa seria a vontade do marido.
Desde a morte de Campos, em um acidente de avião em Santos (SP), na quarta-feira, Renata tem rejeitado a ideia de ser vice da chapa dizendo a amigos que precisa se dar atenção aos cinco filhos que teve com Campos. O caçula, Miguel, tem sete meses.
Integrantes do PSB afirmam que, mesmo diante das negativas, Amaral e Carlos Siqueira, coordenador da campanha de Campos, fariam um aceno a Renata durante a reunião, indicando que o partido não se oporia se ela manifestasse interesse pela vaga. "Não vou oferecer nada. Mas vou ouvi-la. Depois, ouvir Marina e os partidos aliados", disse Amaral à reportagem.
A chapa encabeçada por Marina precisa do apoio de quatro das seis siglas que compõem a coligação do PSB para ser oficializada amanhã, em Brasília. Irmão de Campos, Antonio Campos falou nesta segunda (18) sobre a resistência de Renata a assumir o posto. "Mas, se decidir, tem nosso apoio".
Funcionária de carreira do Tribunal de Contas de Pernambuco, Renata poderia se candidatar se quisesse porque se afastou do trabalho dentro do prazo exigido pela legislação eleitoral para ocupantes de cargos públicos que querem disputar as eleições.
Ela se afastou meses antes do prazo, em janeiro, quando tirou licença-maternidade. Vencido o prazo da licença, ela tirou férias para participar da campanha eleitoral. Integrantes do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e advogados ouvidos pela reportagem dizem que, de acordo com a jurisprudência do tribunal, o que importa é saber se o candidato exerceu ou não a função pública no período.
O PSB não consultou os advogados da campanha sobre a possibilidade de Renata ser a vice. Aliado de Campos e com boa relação com a ex-senadora, o deputado Beto Albuquerque (RS) é o mais cotado para vice da nova chapa.
Ontem, dia de seu aniversário de 47 anos, Renata fez seu primeiro pronunciamento político desde a morte de Campos. Sem citar Marina, disse que participará "por dois" da campanha em Pernambuco, onde o PSB concorre ao governo estadual com um ex-secretário de Campos, Paulo Câmara.
Albuquerque
Líder do PSB, o senador Rodrigo Rollemberg (DF) disse ontem que o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) é o nome "mais provável" para ser anunciado candidato a vice-presidente na chapa de Marina à Presidência. Segundo Rollemberg, Albuquerque reúne "todas as características" exigidas pela sigla para formar a chapa com Marina. O PSB defende que o vice seja alguém "orgânico" do partido, com experiência e tempo de sigla, além de ter proximidade com Campos e com Marina.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir