Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-08-2014

Duas crianças sobrevivem à queda de caminhão em represa
Carreta com motorista caiu na Billings; crianças foram jogadas na pista. Ecovias administra o Sistema Anchieta-Imigrantes.
Duas crianças sobrevivem à queda de caminhão em represa
Foto: g1.globo.com

Duas crianças sobreviveram ao acidente com o caminhão que caiu na Represa Billings, na madrugada desta terça-feira (19). De acordo com pessoas ligadas à investigação, os meninos de 7 e 8 anos podem ter sido salvos porque não usavam o cinto de segurança e acabaram sendo arremessados na Rodovia Anchieta após o veículo bater em uma mureta.
O acidente ocorreu no km 33 da rodovia, em São Bernardo do Campo, no ABC. Um dos meninos, de oito anos, era filho do motorista. O outro, de sete, era amigo do outro garoto. O estado de saúde de ambos é estável, mas eles ficarão no Pronto-Socorro de São Bernardo por mais 24 horas em observação.
Infração gravíssima
A falta de cinto de segurança é uma penalidades previstas no art. 168 do CTB. É considerada infração gravíssima, com multa prevista de R$ 191,54, sete pontos na CNH e retenção do veículo.
Além de sofrer a infração, o responsável que estiver com uma criança sem o equipamento no veículo pode ser indiciado por lesão corporal ou homícidio, caso o menor venha a se ferir ou morrer. O capitão da Polícia Militar e especialista em trânsito, Sérgio Marques, explica que a pena pode ser revogada, caso o infrator seja o pai ou mãe da vítima.
"Perder um filho já é difícil, então, no processo, ele receberá o que nós chamamos de Perdão Judicial. O juiz compreende que a dor para o pai é tão grande que não haveria pena pior do que perder o filho. Ele é condenado, mas imediatamente perdoado", explica Marques.
Apesar de a ausência do cinto ser apontada como um dos motivos para as crianças terem sido salvas, o capitão repreende a atitude e diz que é fundamental que tanto o condutor quanto passageiros estejam com a proteção.
"O caso do acidente na represa Billings foi uma fatalidade terrível, porém, a probabilidade de cair numa represa e a ausência do cinto de segurança colaborar com o resgate é ínfima. Por isso, a nossa orientação é a utilização de cinto sempre, tanto para o condutor quanto para a criança que, dependendo da idade, deve utilizar o equipamento adequado, que nós chamamos de cadeirinhas", afirma.
De acordo com testemunhas, o motorista José Carlos Conceição estava com cinto, e por isso ficou preso na cabine. No começo desta tarde, a carreta continuava na represa. Foi colocada uma barreira para conter o vazamento de óleo do veículo. Não há previsão para a retirada do caminhão.
Batida na mureta
O caminhão, que vinha de Curitiba com uma carga de café, bateu na mureta de proteção por volta das 2h20 desta terça (19). O veículo saiu da pista e afundou na represa, deixando desaparecido o motorista, que foi encontrado morto posteriormente. Um caminhão que trafegava atrás da carreta que se acidentou freou antes de atingir as crianças, que caíram no asfalto.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir