Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-08-2014

Novos incidentes em Ferguson deixam 2 feridos a tiros e 31
Viol�ncia foi registrada novamente em protestos por morte de jovem negro. Quatro policiais foram feridos por objetos lan�ados no protesto.
Novos incidentes em Ferguson deixam 2 feridos a tiros e 31
Foto: g1.globo.com

Duas pessoas foram feridas a tiros e 31 detidas na segunda-feira em uma nova noite de viol�ncia na cidade de Ferguson, estado de Missouri (centro-oeste dos Estados Unidos), cen�rio de protestos relacionados com a morte de um jovem negro em uma a��o policial.


Esta foi a primeira noite ap�s a decis�o do governo de enviar a Guarda Nacional para a cidade, que est� sob um toque de recolher devido � viol�ncia.
A pol�cia informou que um pequeno grupo de manifestantes atirou e lan�ou pedras e coquet�is molotov contra os agentes, que responderam com g�s lacrimog�neo.
Duas pessoas que participavam no protesto foram feridas por tiros dos manifestantes, anunciou o chefe de pol�cia de Fergurson, Ronald Johnson. Ele afirmou que os agentes n�o abriram fogo.
Trinta e uma pessoas foram detidas, confirmou o chefe de pol�cia.
As autoridades n�o informaram o estado de sa�de dos feridos. Quatro policiais foram feridos por objetos lan�ados pelos participantes no protesto.
Morte de jovem
Os protestos e a viol�ncia n�o diminuem em Ferguson desde que em 9 de agosto um policial branco, Darren Wilson, matou a tiros Michael Brown, um jovem negro de 18 anos que estava desarmado no momento.

A manifesta��o de segunda-feira come�ou de forma pac�fica, horas depois de um apelo do presidente Barack Obama por calma em um discurso na televis�o.
Mas de acordo com Johnson, um grupo de quase 200 manifestantes come�ou a avan�ar na dire��o da pol�cia e alguns atacaram os agentes.
"Durante a noite existe uma din�mica perigosa", disse o chefe de pol�cia, que � negro.
"A noite permite a um reduzido n�mero de agitadores violentos esconder-se entre a multid�o para depois tentar espalhar o caos", disse Johnson.
Ele afirmou que v�rios tiros foram feitos contra os policiais.
Durante o dia, as tropas da Guarda Nacional foram mobilizadas em Ferguson, uma cidade da regi�o de Saint Louis, por ordem do governador de Missouri, Jay Nixon.
Os soldados tiveram atua��o discreta quando a pol�cia dispersou os manifestantes �s 23h00.
Obama, o primeiro presidente afro-americano da hist�ria dos Estados Unidos, anunciou que enviar� o secret�rio de Justi�a, o tamb�m afro-americano Eric Holder, a Ferguson.
Na segunda-feira, Obama afirmou que recomendou ao governador o uso limitado da Guarda Nacional. Tamb�m afirmou que a pol�cia local n�o tem motivo para usar "for�a excessiva".
Os refor�os da Guarda Nacional, que opera sob supervis�o da pol�cia local, permitiram ao governador suspender o toque de recolher noturno. Mas a controv�rsia sobre a morte de Brown est� longe de acabar.
A pol�cia alega que Brown tentou retirar a arma do agente no momento dos tiros. Mas testemunhas afirmam que quando recebeu os tiros, o jovem estava com as m�os para o alto, sem opor nenhuma resist�ncia.
Tr�s autopsias foram solicitadas, em uma prova da import�ncia da tentativa de elucidar o incidente. Uma foi pedida pelas autoridades locais, outra pela fam�lia e uma terceira pelo Departamento de Justi�a.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir