Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-08-2014

MMX, de Eike, vai rever planos para priorizar
Mineradora enviou comunicado ao mercado nesta quarta-feira (20). Produ��o da unidade de Serra Azul ser� paralisada temporariamente.
MMX, de Eike, vai rever planos para priorizar
Foto: g1.globo.com

A mineradora MMX, controlada pelo empres�rio Eike Batista, disse nesta quarta-feira (20) que vai revisar seu atual plano de neg�cios para "priorizar as iniciativas geradoras de caixa, no melhor interesse da companhia e de seus acionistas".
O novo plano dever� ser apresentado durante a divulga��o dos resultados da empresa no segundo trimestre deste ano - a data ainda n�o foi informada.
Em comunicado ao mercado, a MMX disse que ir� paralisar temporariamente a produ��o da unidade de Serra Azul, com f�rias coletivas de 30 dias para os funcion�rios envolvidos diretamente na opera��o, em decorr�ncia dos baixos pre�os do min�rio de ferro no mercado internacional. "Permanecer�o em atividade regular os setores respons�veis pela manuten��o e conserva��o da Unidade Serra Azul, al�m do quadro administrativo."

Segundo o comunicado, a MMX informa que "est� engajada em discuss�es com as autoridades competentes para encontrar uma solu��o para as mencionadas restri��es operacionais e que permita o retorno de suas atividades operacionais no curto prazo".
Queda na Bovespa
A a��o da mineradora MMX voltou a aparecer entre as maiores quedas do Ibovespa nesta quarta-feira, ap�s despencar 10% na v�spera em meio a uma not�cia de que estaria avaliando ingressar com pedido de recupera��o judicial, apesar da negativa da empresa.
Perto das 12h, a a��o da mineradora ca�a quase 3%, enquanto o Ibovespa perto de 1%. O papel chegou a cair � m�nima de R$ 1,01 mais cedo na sess�o, menor patamar de sua hist�ria, com uma desvaloriza��o de 99% ante o pre�o mais alto, registrado em 2008.
No dia 4 de agosto, a mineradora informou que o controlador Eike Batista iria transferir 10,52% do capital total da companhia para o fundo Mubadala, de Abu Dahbi. A transfer�ncia fazia parte da reestrutura��o do investimento do fundo �rabe no grupo EBX.
Com a transfer�ncia, Eike deve perder controle absoluto da companhia, com redu��o de sua participa��o dos quais 59,3% para pouco menos de 49%.
O Mubadala j� � s�cio da MMX no projeto do Porto do Sudeste. O controle do projeto, o mais promissor da companhia, foi vendido para um cons�rcio formado pelo fundo �rabe e a operadora de portos holandesa Trafigura, por US$ 400 milh�es, em meados do ano passado. A MMX ficou com 35% do empreendimento.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir