Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-08-2014

"Me sentia feia, deixei de sair de casa" diz mulher
Ana Paula chegou a pesar 101 kg antes de come�ar a praticar exerc�cios. Funcion�ria p�blica espera perder mais 10 kg e vestir jeans tamanho 40.

Foto: g1.globo.com

"Me sentia feia, indisposta, deixei de sair de casa, recusava convites e me refugiava nos sapatos", conta Ana Paula Sirotheau, bacharel em direito, sobre sua vida quando tinha 32 anos e pesava 101 quilos. Atualmente, com 23 quilos a menos, ela conta que recuperou a autoestima e revela o que a motivou a mudar: agora ela pode usar uma cal�a jeans tamanho 44 e a meta � chegar ao manequim 40.
Ana Paula passou 3 anos acima do peso, sofrendo fisica e psicologicamente com os quilos a mais. Mas a gota d��gua, o que a motivou a perder peso foi a vaidade. "Tinha uma festinha na escola do meu filho, precisava de um jeans novo e sa� para comprar. Andei Bel�m inteira e nem os modelos �plus size� me serviam da maneira que eu queria. Cheguei em casa e chorei, chorei muito. Resolvi ficar nua na frente do espelho. N�o me reconheci. Chorei ainda mais, perplexa com que havia me transformado. Uma cena estarrecedora. Jurei que mudaria naquele instante!", lembra.
Casada e m�e de um menino, Ana Paula lembra que come�ou a engordar durante a gravidez e desde ent�o n�o parou. Ela vestia manequim 52 e n�o tinha folego para brincar com o filho de 3 anos no parquinho. "N�o conseguia abaixar para pegar os brinquedinhos dele!", conta.
"Nunca fiz o estilo �modelete�, sempre fui cheinha. Mas na gravidez ganhei 27 kg e virei estat�stica. Obesa!", afirma. Foi neste momento que Ana Paula come�ou a comprar sapatos como uma forma de compensar o problema. "N�o precisa estar magra para comprar sapatos. Afinal, esse n�mero nunca foi para 52, sempre ficou no 36 apesar da minha obesidade!", brinca.

Menos 23 quilos em 5 meses
Ana Paula conta que a determina��o foi o fator decisivo neste processo de emagrecimento. "N�o foi f�cil, ainda n�o �. Obesidade � uma doen�a", diz. "Comecei caminhando, depois fui para a academia e agora fa�o academia tr�s vezes por semana e caminho nos outros dois dias. Procurei ajuda de uma m�dica, n�o cortei nada da alimenta��o, apenas diminui. N�o quero ser escrava [da dieta]", conta Ana Paula.
Em suas refei��es, ela costuma comer de tudo um pouco e, se percebe que exagerou, compensa no dia seguinte com uma alimenta��o menos cal�rica ou com mais tempo na academia. Afinal, ela tem a meta de perder ainda 10 quilos. A vaidade a impulsionou no pr�ncipio, mas depois come�ou a perceber os benef�cios para sua pr�pria sa�de: "A disposi��o e o humor foram logo modificados", afirma.

Ap�s perder 23 quilos, Ana Paula se emociona quando lembra do esfor�o durante os cinco meses que decidiu mudar a sua vida. "N�o consigo ver essa foto - antes e depois � sem chorar, acredita? Penso que na primeira foto, eu era uma pessoa sem brilho no olhar, um sorriso triste, acomodada, sem objetivos e vaidade. A obesidade at� apagou minha personalidade. Fiquei mais s�ria", revela.
Ela diz que agora est� mais confiante, brinca com o filho sem ficar cansada e consegue se abaiaxar para pegar os brinquedos e conta que at� arrisca brincar de boxe no videogame, usando um perif�rico que captura movimentos. "O primeiro passo � sempre complicado, voc� est� perdida, quer resultados mas n�o sabe por onde come�ar. � dif�cil aceitar e entender que voc� est� doente e precisa de ajuda m�dica", conta.
Para Ana Paula, o mais agrad�vel ainda est� por vir: um jeans 40. "Estou chegando, usando 44, que chegar no n�mero 40!". Quanto aos sapatos, eles fazem parte de um passado que Ana Paula nunca mais quer lembrar. "Mudei de casa faz pouco tempo e foi quando percebi que tinha muitos sapatos, mais que roupas. Dei a maioria, fique com uns 10 pares, n�o preciso mais deste ref�gio, ando me desprendendo do que me faz mal. Me fazia lembrar da doen�a. Que bom que passou, estou quase curada!".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir