Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-08-2014

SUS deve passar a oferecer transplante multivisceral
At� hoje, dois procedimentos foram realizados no Brasil. Cirurgia inclui transplante de cinco �rg�os de uma s� vez
SUS deve passar a oferecer transplante multivisceral
Foto: g1.globo.com

O Minist�rio da Sa�de acerta os �ltimos detalhes para incluir o transplante multivisceral no Sistema �nico de Sa�de (SUS). Na cirurgia, os pacientes com indica��o para o procedimento recebem, de uma s� vez, est�mago, duodeno, intestino, p�ncreas e f�gado, retirados em bloco, de um �nico doador. At� agora, duas opera��es do tipo foram feitos no pa�s, ambos em S�o Paulo: um em 2012, no Hospital Albert Einstein, e outro neste ano, no Hospital das Cl�nicas.

"O primeiro passo ser� definir o marco regulat�rio", diz Heder Murari, coordenador geral do Sistema Nacional de Transplantes. Entre os pontos que dever�o ser definidos por regulamento, segundo ele, est�o os crit�rios para indica��o do tratamento e para a fila de espera por doador. "No transplante multivisceral, �rg�os de um doador s�o encaminhados para um paciente apenas. Nos demais, v�rios pacientes s�o beneficiados. � preciso criar regras claras para definir a estrat�gia que resolva essa equa��o de forma justa", afirma Murari.

As regras estar�o em um decreto, que dever� ser encaminhado nos pr�ximos dias para a Casa Civil. O texto abre espa�o tamb�m para a realiza��o do transplante de tecido composto, como � batizado o procedimento que permite o transplante de bra�os, pernas ou da face.

De acordo com Murari, a proposta do decreto integra uma s�rie de medidas para o setor. Ele informou que ser� criado um Sistema de Regula��o do Transplante de Medula �ssea, que permitir� o interc�mbio de pacientes entre Estados para a realiza��o do procedimento. Atualmente, s�o 29 centros especializados e credenciados pelo SUS para esse tipo de transplante, mas 80% dos procedimentos ocorrem em 13 centros, segundo o coordenador.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir