Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-08-2014

Cybele, cantora do Quarteto em Cy, morre no Rio aos 74 anos
Corpo de Cybele ser� enterrado �s 14h, no Cemit�rio S�o Jo�o Batista. Cantora tinha 74 anos e foi v�tima de uma isquemia pulmonar.
Cybele, cantora do Quarteto em Cy, morre no Rio aos 74 anos
Foto: g1.globo.com

Morreu nesta quinta-feira (21) no Rio a cantora Cybele Ribeiro de S� Leite Freire, do Quarteto em Cy. Ela tinha 74 anos e se recuperava de uma pneumonia, em casa, e foi v�tima de uma isquemia pulmonar. Segundo a produtora Regina Oreiro, o corpo de Cybele ser� enterrado �s 14h, no Cemit�rio S�o Jo�o Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.
Cybele havia deixado o grupo no ano passado, para se dedicar � fam�lia.
O grupo vocal Quarteto em Cy foi formado inicialmente por Cybele com as irm�s Cylene, Cynara e Cyva Ribeiro de S� Leite, nascidas em Ibirataia (BA). Com o apoio de Vin�cius de Moraes, elas gravaram o primeiro disco e come�aram a fazer shows em 1964, em boates cariocas como a Bottle"s, no Beco das Garrafas.
Um ano antes, segundo o site do quarteto, foi feito o primeiro registro do conjunto, ainda com o nome de As Baianinhas. Ao lado de Catulo de Paula, elas participaram da trilha sonora do filme de Alex Viany "Sol Sobre a Lama" (1963), composta por Pixinguinha e Vin�cius.

Em 1967, Cynara e Cybele se desligam do Quarteto, atuando em dupla at� o ano seguinte. No festival da Can��o, elas ganharam de Geraldo Vandr� e a can��o "Pra n�o dizer que n�o falei das flores", hino contra a ditadura militar, ao interpretarem "Sabi�", de Tom Jobim e Chico Buarque (veja no v�deo ao lado, mo Mem�ria Globo).
Entre 1974 a 1983, ela fez parte do Coral da TV Globo e voltou ao Quarteto em Cy em 1980. Keyla Foga�a a substituiu em 2013 quando Cybele decidiu se dedicar � fam�lia.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir