Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-08-2014

CPI do caso Bethlem tem assinaturas insuficientes
C�mara do Rio s� registrou 9 das 17 assinaturas necess�rias. Vereador da oposi��o reconhece que instala��o � "dif�cil".
CPI do caso Bethlem tem assinaturas insuficientes
Foto: g1.globo.com

Um m�s depois de grava��es colocarem sob suspeita o ex-secret�rio municipal Rodrigo Bethlem, a Comiss�o Parlamentar de Inqu�rito (CPI) que o investigaria segue sem sequer ser instalada na C�mara dos Vereadores do Rio. Com apenas 9 dos 17 votos necess�rios para iniciar os trabalhos da comiss�o, a oposi��o reconhece que as chances de investiga��o s�o remotas.
"Acho dif�cil, mas nada � imposs�vel. Infelizmente, n�o temos conseguido instalar CPIs aqui na casa, ultimamente. A maioria de vereadores, bem expressiva, constitui a base de sustenta��o do prefeito", queixou-se Eliomar Coelho (PSOL), um dos poucos a assinar o pedido da CPI.
Bethlem, que � deputado federal, ocupou mais de uma pasta no munic�pio e � suspeito de desvio de verbas, ap�s a ex-mulher Vanessa Felippe divulgar �udios em que o ent�o secret�rio diz ter uma renda mensal de R$ 70 mil. O dinheiro teria sido desviado de um conv�nio entre a ONG Casa Esp�rita Tesloo e a Prefeitura.
O pedido de instala��o da CPI foi feito no dia 5 de agosto, o primeiro ap�s o recesso parlamentar. Desde ent�o, a oposi��o n�o conseguiu mais nenhuma assinatura.
saiba mais
Justi�a do RJ bloqueia os bens do deputado federal Rodrigo Bethlem
Anota��es apontam que Bethlem pode ter favorecido empresa Orla Rio
Vereadores da oposi��o pedem CPI para apurar gest�o de Bethlem no Rio
Mesa Diretora d� aval para processo de Bethlem no Conselho de �tica
Vanessa apresentou ainda anota��es que, segundo ela, contabilizavam doa��es para a campanha do marido, em 2010, para deputado federal. Outros documentos comprovariam a liga��o de Bethlem com o empres�rio do setor de transportes Jacob Barata.
Contratos sob investiga��o
Segundo a Prefeitura, uma auditoria est� analisando todos os contratos assinados no per�odo em que Rodrigo Bethlem esteve � frente das secretarias municipais de Ordem P�blica, Assist�ncia Social e de Governo.
Investiga��o por quebra de decoro
Em compensa��o, na manh� de ter�a (26), a secretaria-geral da Mesa da C�mara encaminhou representa��o do PSOL ao Conselho de �tica da Casa. O documento pede abertura de investiga��o do deputado por quebra de decoro parlamentar. A representa��o do PSOL contra Bethlem foi protocolada no Conselho de �tica no �ltimo dia 5.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir