Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-09-2014

Ventos chegam a 97 km/h no Rio e queda de árvores complica trânsito
Máxima prevista para a Região Metropolitana é de 32ºC. Light registrou falta de luz em Campo Grande e Jacarepaguá.
Ventos chegam a 97 km/h no Rio e queda de árvores complica trânsito
Foto: www.g1.globo.com

A quarta-feira (3) no Rio começou com ventos fortes em alguns pontos da cidade e chuva fraca. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno foi causado pelo avanço de áreas de instabilidade sobre o estado. Foram registradas rajadas de vento de 96,8 km/h no Forte de Copacabana, na Zona Sul, e 86 Km/h na estação meteorológica de Marambaia, na Zona Oeste. Ao longo do dia, a previsão é que os ventos cheguem aos 80 km/h na Região Metropolitana. Por causa da ventania, diversas árvores caíram em ruas da cidade, o que causou a interdição de vias e trânsito, além de danos a veículos.

Segundo o Centro de Operações Rio, a Comlurb, a CET-Rio e a Guarda Municipal foram acionados para controlar a situação. Em Copacabana, Zona Sul, a queda de diversas árvores atrapalhou a locomoção nesta manhã. Na Rua Júlio de Castilhos, duas árvores caíram e causaram interdições na via. Na Rua Hilário de Gouveia, uma árvore atingiu um carro e na Rua Tonelero, perto do cruzamento com a Rua Santa Clara, outra árvore caiu e atingiu um veículo que passava no local. Um desvio era feito pela Rua República do Peru.

Jimmie Alencar, morador da Rua Santa Clara, enviou uma foto via VC no G1 e disse que por pouco os veículos que passavam na Rua Santa Clara não foram atingidos pela árvore. "Eu estava na rua quando a árvore caiu. O sinal estava aberto para os carros e os pedestres gritaram para os motoristas quando a árvore começou a cair. Eles conseguiram dar ré e ficaram a uma distância milimétrica do tronco", explicou.

Na Rua Jardim Botânico, também na Zona Sul, outra queda de árvore atrapalhou o trânsito, na frente do Hospital da Lagoa. Na Lagoa, o Corpo de Bombeiros registrou três árvore árvores caídas nas vias da região. O tráfego ficou muito ruim, principalmente nas avenidas Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa. Em Ipanema, mais uma árvore caída atrapalhou o tráfego na Rua Nascimento Silva.

Em Botafogo, o Corpo de Bombeiros retirava uma árvore que caiu na Rua Mena Barreto, no cruzamento com Rua Real Grandeza. O incidente deixou uma pista estava interditada.

Outra queda de árvore atrapalhou o trânsito na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O incidente ocorreu na Avenida das Américas, próximo à Avenida Salvador Allende, sentido Zona Sul. Por volta das 6h40, os galhos ocupam duas faixas da via, que ficaram interditadas na altura da Avenida Salvador Allende.

O vento também atingiu a rede elétrica em algumas regiões da cidade e causou pane em alhuns bairros, especialmente na Zona Oeste. De acordo com a Light, os bairros de Jacarepaguá e Campo Grande eram os mais atingidos durante a manhã.

A queda de uma árvore causou interrupção de energia em um trecho pontual do Leblon, próximo a Rua Sambaíba. Houve falta de luz pontual próximo a Rua Benjamin Batista, no Jardim Botânico, também por conta da queda de uma árvore. A concessionária disse ainda que equipes estão nas ruas para o restabelecimento mais rápido das ocorrências.

Apesar dos efeitos climáticos, os aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim estavam abertos para pousos e decolagens e operavam normalmente até as 8h.

A temperatura máxima prevista para a Região Metropolitana é de 32ºC e para a Região Norte é de 32ºC. De acordo com o Bom Dia Rio, havia registro de chuva na Ilha do Governador, Tijuca, Baixada Fluminense, Macaé e em alguns pontos da Região Serrana por volta das 6h45. O sol deve aparecer entre nuvens no período da tarde, mas deve voltar a chover à noite.

Devido ao mau tempo, faltava luz em vários bairros da Zona Oeste por volta do mesmo horário. De acordo com a Light, o problema se concentrava em Campo Grande e em Jacarepaguá. Os técnicos da companhia tentavam reestabelecer o serviço.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir