Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-09-2014

Casamento coletivo oficializa união entre casais de diversas
Cerimônia foi realizada na manhã desta quinta (4), em Santarém. Evento oficializou a união de 37 casais.
Casamento coletivo oficializa união entre casais de diversas
Foto: g1.globo.com

Emoção, troca de olhares e muito romantismo marcaram o casamento coletivo de 37 casais, realizado pelo Projeto Viva a Vida em Santarém, oeste do Pará nesta quinta-feira (4). A cerimônia foi realizada no auditório de uma instituição de ensino superior.

O evento foi presidido por uma juíza de paz, a coordenadora do setor de casamento do cartório, um pastor e um padre que abençoaram e celebraram a união dos casais. "É uma honra participar de um projeto social como este, e com uma alegria muito grande de poder testemunhar a construção dessas famílias, alguns que começam agora, outros que já vêm vivendo sua vida, suas historias de amor. Nesse momento vieram oficializar para assumir um compromisso maior na vida, pautada pela experiência fundamental de todo ser humano que é a de amar e ser amado", ressalta o padre Edson Tomé.

Dentre os casais, as idades variavam bastante. Havia aqueles que já convivem há muitos anos e outros que iniciam a vida a dois a partir da troca de alianças. "A gente se conheceu muito novo, eu tinha apenas 14 anos, naquele tempo era tudo proibido, namorávamos escondido. Depois disso, ele teve que ir trabalhar em outra cidade, então passamos 20 anos sem se ver. Depois desse tempo, ele retornou e nós voltamos. Hoje, o coração está bem nervoso, mas firme e forte para a cerimônia. Estou feliz por essa união que já chega a 30 anos, e desejo que Deus abençoe cada vez mais como tem abençoado até agora", declara Luzia Nogueira, de 58 anos, que casou com Arivaldo Gomes, 60 anos.

Ela tem 20, e ele tem 16 anos de idade (Foto: Zé Rodrigues/ TV Tapajós)
Josele, de 20, e Ítalo, de 16 anos, decidiram se casar
depois de um ano de namoro
(Foto: Zé Rodrigues/ TV Tapajós)
Para os jovens Josele Raiane, de 20 anos, e Ítalo Siqueira, de 16, que namoravam há um ano, o momento é especial e tido como vitorioso. "Estou muito feliz, porque sempre tive o sonho de casar e sempre esperava em Deus, e no momento que conheci ele [esposo] eu vi que Deus tinha preparado este momento, mas ainda não havia surgido a oportunidade. Foi quando começaram as inscrições para o casamento no projeto, e lá pegamos o encaminhamento e deu tudo certo. Coloquei na mão de Deus, que se fosse da vontade dele daria tudo certo, e deu. Nós estamos aqui e estou muito feliz", enfatiza Josele. "Casar hoje é uma vitória. No momento em que decidimos casar enfrentamos muitas dificuldades, inclusive pela diferença de idade, ela é mais velha que eu, e por isso as pessoas se mostravam contra nossa união, mas entregamos nas mãos de Deus e deu certo e hoje nós estamos aqui", complementa Ítalo.
Em 12 etapas este ano, mais de 22.526 pessoas foram beneficiadas pelo projeto, com atendimentos de saúde, cidadania e lazer em vários bairros da cidade, que culminou com o casamento coletivo. "Uma cerimônia muito bonita, o pastor Maximiliano e o padre Edson Tomé, fazendo a benção aos casais. O cartório, a juíza, e a Maria Clara fazendo toda a parte civil do casamento, é realmente muito interessante, muito bonito nosso evento. Todos os parceiros aqui, que nos ajudaram: Rama, com a decoração; o Valtinho, com a banda; a Natura, com a Agiliza Marketing que vieram fazer os cabelos e a maquiagem; o Buffet Coma Bem, que fez o bolo e o coquetel. Realmente, uma cerimônia digna e muito bonita para os casais, que decidiram oficializar sua união através do Viva a Vida. Encerrando o projeto com um gesto de amor", concluiu a diretora executiva do Sistema Tapajós de Comunicação, Vânia Pereira Maia.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir