Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-09-2014

Cientistas encontram dinossauro "mais completo" na Argentina
F�sseis de titanossauro de 26 metros foram escavados na Patag�nia. Este � o esqueleto de dinossauro mais completo j� encontrado at� hoje.
Cientistas encontram dinossauro
Foto: g1.globo.com

Uma equipe de paleont�logos apresentou nesta quinta-feira (4) um dinossauro gigantesco que viveu h� 77 milh�es de anos na Patag�nia argentina, com o esqueleto "mais completo" encontrado at� hoje.

Este novo dinossauro, descrito na revista "Scientific Reports", pertence � fam�lia dos titanossauros, dinossauros herb�voros encontrados em grande n�mero no per�odo Cret�cico Superior. O f�ssil foi descoberto em 2005, na prov�ncia de Santa Cruz�, sul da Argentina. A Patag�nia argentina � o local onde habitaram os maiores dinossauros da Terra.
Os cientistas estimam que o animal, que teria um pesco�o muito comprido, media cerca de 26 metros de comprimento e pesava 60 toneladas. Seu esqueleto mostra tamb�m que quando morreu, ele ainda n�o teria parado de crescer.
Durante quatro sess�es de escava��es, entre 2005 e 2009, os palent�logos encontraram mais de 70% dos ossos, exceto os da cabe�a, ou seja, mais de 45% do conjunto do esqueleto. Segundo os pesquisadores, � muito mais que os outros tiranossauros descobertos anteriormente.

Os cientistas tamb�m t�m praticamente todos os ossos dos membros inferiores e superiores, incluindo um f�mur de 1,80 metro e um �mero. Isso permitiu descrever detalhadamente o animal e calcular de forma confi�vel suas impressionantes medidas.
Kenneth Lacovara, da universidade americana de Drexel, na Filad�lfia, coordenou a equipe que estudou o f�ssil. Seus principais colaboradores foram Matthew C. Lamanna, do Museu Carnegie de Hist�ria Natural, em Pittsburgh e Lucio M. Ibiricu, do Centro Nacional Patag�nico, na prov�ncia argentina de Chubut, sul da Argentina.
Este dinossauro foi batizado de Dreadnoughtus schrani. "Dreadnought" significa "que n�o teme nada" em ingl�s antigo.
"Com um corpo do tamanho de uma casa, o peso de uma manada de elefantes e uma cauda usada como arma, o Dreadnoughtus n�o devia ter medo de nada", explicou Lacovara.
A palavra "dreadnought" tamb�m � usada para designar um tipo de encoura�ado desenvolvido no in�cio do s�culo passado.
O termo "schrani" � uma homenagem ao empres�rio Adam Schran, que apoiou as pesquisas.
Argentinosaurus
"Os maiores titanossauros continuam a ser um mist�rio porque, em quase todos os casos, seus f�sseis est�o muito incompletos", lembrou Matthew Lamanna.
A massa do Argentinosaurus, por exemplo, era compar�vel e at� superior � do Dreadnoughtus, mas poucos ossos foram encontrados.
"Este � de longe o melhor exemplar que temos de todos os animais gigantescos que andaram alguma vez por este planeta", declarou Kenneth Lacovara.
Para o estudo, o f�ssil do Dreadnoughtus foi transferido para os Estados Unidos para ser analisado na universidade de Drexel e no Museu Carnegie de Hist�ria Natural.
A universidade de Drexel indicou em um comunicado que o f�ssil, que pertence ao governo federal argentino e deve permanecer na prov�ncia de Santa Cruz, ter� que ser devolvido ao Museu Padre Jes�s Molina, em R�o Gallegos, em 2015.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir