Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-09-2014

Depois de recaída, jovem que teve reação a vacina sente
Garota apresentou quadro instável, mas conseguiu segurar objetos à noite. Ela e mais duas jovens permanecem internadas em Santos, SP.
Depois de recaída, jovem que teve reação a vacina sente
Foto: g1.globo.com

A terceira jovem que apresentou reação à vacina contra HPV em Bertioga, no litoral de São Paulo, conseguiu usar as mãos para comer uma fruta e se distrair com o aparelho celular na noite deste domingo (7). Porém, ela continua sem forças para manter o corpo de pé. Ela e outras duas meninas continuam internadas no Hospital Guilherme Álvaro (HGA), em Santos.
Nathália dos Santos estava com falta de sensibilidade nas mãos e nos membros inferiores. Segundo a mãe da menina, Darci dos Santos, o quadro da garota foi instável durante todo o fim de semana. Neste domingo, ela teria apresentado uma melhora pela manhã e à tarde teve dificuldades até mesmo para abrir e fechar as mãos. "Está tendo recaída a todo momento, sem mexer os braços e as pernas, mas agora à noite posso dizer que evoluiu bastante a situação das mãos. Já faz um tempo que dei uma fruta e ela conseguiu comer e agora está jogando no celular", conta.

Além de Nathália, outras duas meninas de Bertioga apresentaram reações à vacina e também estão internadas no HGA. Luana Alves Barros e Mariana Freitas de Lima estavam com dificuldade para caminhar e, após apresentarem uma melhora, também tiveram recaída no domingo. "Do joelho para baixo ela não está sentindo mais. Hoje (domingo) de manhã ela estava brincando, tirando fotos, conversando", explica Fabíola Lima, mãe de Mariana.
Segundo Ministério da Saúde, a vacina é segura e recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Quase cinco milhões de meninas em todo o Brasil já foram imunizadas contra o vírus HPV, que é o causador do câncer de colo de útero, o terceiro que mais leva mulheres à óbito no País. Em nota, a Prefeitura de Bertioga informa que as reações estão sendo investigadas e que a orientação da Secretaria Estadual da Saúde é não suspender a aplicação da vacina.
Casos
Onze garotas começaram a passar mal horas após terem tomado a vacina em uma escola, na quarta-feira (4), em Bertioga. Elas apresentaram sintomas como dores no corpo, dores de cabeça e também reação no local onde foram vacinadas. Segundo as mães, algumas tremiam. Todas foram atendidas e medicadas no Hospital Municipal de Bertioga.
As jovens Luana Alves Barros e Mariana Freitas de Lima, de 12 e 13 anos, mesmo medicadas, precisaram retornar ao Hospital de Bertioga porque voltaram a apresentar os mesmos sintomas. Além disso, elas reclamam que não conseguem andar porque não sentem o movimento das pernas. Nesta sexta-feira, elas foram levadas para o Hospital Santo Amaro. Já no sábado (6), as duas meninas e Nathália dos Santos, que voltou a apresentar os sintomas, foram transferidas para o Hospital Guilherme Álvaro, em Santos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir