Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-09-2014

Nove pinguins retornam ao mar após dois meses em recuperação
Eles chegaram no início do inverno com problemas de saúde e fracos. Animais receberam anel de identificação antes de serem soltos.
Nove pinguins retornam ao mar após dois meses em recuperação
Foto: g1.globo.com

Um grupo de pinguins retornou ao mar após ficar dois meses em tratamento no Parque Ecológico do Rio Vermelho, em Florianópolis. Eles passaram por um período de cuidados e na manhã desta segunda-feira (8) foram soltos e voltarem para o habitat natural.
Eles chegaram no início do inverno com problemas de saúde, machucados e fracos. Os animais receberam um anel amarelo, numerado, como uma forma de controle. Nove se recuperaram, passaram por exames e ganharam um anel de metal para voltar para o mar.

"A anilha amarela é o nosso controle interno para saber quando eles chegaram, quais tratamentos eles receberam. A anilha de metal é utilizada por todas as instituições no Brasil que soltam os pinguins. O objetivo é saber quando o animal foi solto e se um dia ele for encontrado a gente vai saber todo o histórico dele", explica a veterinária Cristiane Kolesnikovas.
Os técnicos colocaram os pinguins em caixas para serem levados até a praia do Moçambique. A soltura foi possível porque as condições climáticas estavam favoráveis nesta segunda, com o mar calmo, pouco vento e dia ensolarado.
O trabalho conta com a ajuda de várias pessoas. "A participação da comunidade, Polícia Ambiental do R3animal é fundamental para que a gente possa recolher de maneira adequada os animais e devolvê-los ao habitat de maneira segura e saudável", afirma Marcio Luiz Alves, chefe do Parque Ecológico do Rio Vermelho.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir