Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-09-2014

Explosão em fábrica causa vazamento de gás e deixa feridos
Corpo de Bombeiros evacuou prédio e tenta conter vazamento. Empresa está localizada na Avenida Autaz Mirim, no Distrito Industrial.
Explosão em fábrica causa vazamento de gás e deixa feridos
Foto: g1.globo.com

Uma explosão em uma fábrica de gases industriais, situada na Zona Leste de Manaus, causou vazamento de nitrogênio na manhã desta segunda-feira (8). Segundo informações de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo menos, quatro pessoas ficaram feridas. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas. O Corpo de Bombeiros evacuou o prédio e tenta conter o vazamento, considerado de grandes proporções.

A fábrica White Martins está localizada na Avenida Autaz Mirim, no Distrito Industrial de Manaus. A suspeita é que a explosão tenha ocorrido em um caminhão que estava sendo abastecido pelo gás, por volta das 11h. O caso será investigado.
O major Jocimar Justamante, oficial de operações do Corpo de Bombeiros, explicou que uma primeira explosão ocorreu quando técnicos da fábrica faziam a transferência do nitrogênio do tanque fixo para o móvel, no veículo. "Com a primeira explosão, o fogo atingiu outras estruturas, o que ocasionou vazamento de dois gases, oxigênio e argônio. Houve mistura de gases, levando a uma segunda explosão", explicou.

Cinco carros do Corpo de Bombeiros estão no local, e 25 homens tentam conter o vazamento no local. Por volta das 12h20, bombeiros entraram na fábrica com equipamentos de oxigênio para avaliar a situação. O major Jocimar Justamante informou que equipes estão trabalhando no local para liberar até o final do dia. "Estamos fazendo a remoção de cilindros com gases inflamáveis para afastar qualquer risco de novas explosões. Tentaremos, até o fim do dia, estar com o local totalmente seguro para entregá-lo à empresa", disse.

De acordo com testemunhas, o barulho da explosão foi ouvido em fábricas situadas na localidade. "Saímos da empresa para ver o que tinha acontecido. Vimos que era na empresa da frente e vimos a movimentação. O barulho foi muito forte e muitos vidros ficaram quebrados", disse Gisele Duarte, jovem aprendiz de 17 anos que atua em uma empresa na área.
Equipes do Corpo de Bombeiros informaram que o estrondo da explosão também foi sentido na base da corporação, situada a mais de 1km da empresa.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir