Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-09-2014

Governo chileno reforça medidas de segurança após atentado
Metrô de Santiago tirou as lixeiras de suas estações; há mais polícia na rua. Câmera de segurança captou suspeito com pacote, diz jornal.
Governo chileno reforça medidas de segurança após atentado
g1.globo.com

A presidente chilena, Michelle Bachelet, se reuniu nesta terça-feira (9) com os chefes de segurança do país para reforçar as medidas de proteção após o atentado a bomba que deixou 14 feridos em Santiago nesta segunda-feira, na semana do golpe de Estado que levou o ditador Augusto Pinochet ao poder.

Sobe para 14 número de feridos em atentado no metrô de Santiago
Bachelet lamenta atentado e diz que Chile é "pais seguro"
Chile diz que explosão no metrô de Santiago foi "ato terrorista"
Uma bomba fabricada com um extintor cheio de pólvora e um temporizador foi colocada em uma galeria comercial ao lado da estação de metrô e causou vários tipos de ferimentos, incluindo fraturas expostas e a amputação de parte de um dedo de uma mulher.

Nas ruas de Santiago, foi possível observar nesta terça uma maior presença policial, de acordo com a agência Reuters. Além disso, o sistema metroviário tirou as lixeiras em suas estações como medida preventiva.
Bachelet, que qualificou o atentado de "abominável", disse que seriam tomadas medidas para garantir que o Chile, uma das economias mais estáveis da região, continue sendo um país seguro, após o pior atentado desde o retorno da democracia, em 1990.
O subsecretário de Interior, Mahmud Aleuy, afirmou esperar que o atentado não provoque novos incidentes perto da data histórica de 11 de setembro de 1973, quando o socialista Salvador Allende foi derrubado.
"É previsível que as pessoas possam se entusiasmar com este tipo de coisas… vamos reforçar a segurança da cidade com todos os instrumentos que temos disponíveis", disse ele à rádio local Cooperativa.
As autoridades não indicaram quem poderiam ser os autores do atentado, que não foi reivindicado por nenhum grupo até agora. O governo garantiu que invocará a Lei Antiterrorista contra os responsáveis.

Câmera de segurança mostra suspeito
Segundo noticiou o jornal "El Mercúrio", uma das câmeras de segurança da estação captou a imagem de um suspeito de colocar o artefato que provocou a explosão.

A gravação mostra um homem magro com gorro, óculos e lenço colocando um pacote, que carregava dentro de uma jaqueta, na mesma lixeira que explodiu. Depois disso, o suspeito saiu da estação.

A investigação continua nesta terça-feira, com a análise das câmeras de segurança localizadas no exterior da estação Escola Militar.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir