Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-09-2014

Estrutura de ponte preocupa moradores de cidades do Sul
Passagem que fica entre Fortaleza de Minas e Prat�polis est� torta. Ponte foi constru�da h� mais de 20 anos sobre o Rio Santana.
Estrutura de ponte preocupa moradores de cidades do Sul
Foto: g1.globo.com

Moradores est�o preocupados com a situa��o de uma velha ponte entre Fortaleza de Minas (MG) e Prat�polis (MG), que est� torta e com a estrutura desgastada. Constru�da h� mais de 20 anos, a coluna que segura a ponte est� presa apenas por um cabo de a�o e os moradores temem ainda pelo retorno da chuva no fim do ano: se o volume do rio aumentar, a estrutura da ponte n�o deve suportar a press�o da �gua por muito tempo. As prefeituras dos dois munic�pios prometeram buscar uma solu��o juntas para reformar a ponte.
O motivo de a ponte estar torta pode ser visto com a baixa do Rio Santana neste per�odo de estiagem. Toda a estrutura ficou vis�vel e quem passa pelo local consegue ver a ponte sustentada por apenas duas colunas. Uma delas vem cedendo com o passar dos anos e � n�tido que n�o vai resistir por muito tempo.
Galhos arrastados pela �gua tamb�m t�m for�ado a coluna que � sustentada por um cabo de a�o, tudo improvisado. "Caminh�es �s vezes v�m fazer entrega aqui, mas acha que n�o vai dar, manobra e volta.", conta o aposentado Francisco Vita. "H� pouco tempo a carga de um caminh�o caiu toda no rio e por pouco o caminh�o n�o caiu tamb�m."

Com a ponte nessas condi��es, os pais proibiram a van do transporte escolar de passar pelo local com os filhos. Para as crian�as irem pra escola, � preciso pegar um caminho alternativo. "Tem que voltar, no sentido contr�rio daqui, uma volta de mais ou menos uns 8 km at� chegar ao acesso � rodovia, sendo que aqui com apenas 2 km chega l�", explica o morador Donizete Francisco Teixeira.
Os moradores afirmam que j� procuraram as prefeituras dos dois munic�pios respons�veis pela manuten��o e conserto da ponte, mas nenhuma provid�ncia foi tomada. "A Prefeitura de Fortaleza veio e consertou uma parte, a� vem a de Prat�polis e diz que vai consertar a outra, mas n�o conserta. Ultimamente quem tem feito as manuten��es s�o os pr�prios moradores, que fazem mutir�es, um d� madeira, o outro prego, por�m agora a gente percebe que � um problema estrutural, que n�s moradores n�o podemos resolver", explica o bi�logo Francisco Vitor de Oliveira Junior.
Quem depende da ponte pensa ainda em como deve ficar a situa��o com a chegada do per�odo de chuvas. "O volume do rio vai aumentar e ele aumentando, pode gerar uma situa��o muito grave. Essa � a nossa maior preocupa��o agora", disse o t�cnico em seguran�a do trabalho, Edson Marques Resende.

Manuten��o
O respons�vel pelo setor de servi�os de Fortaleza de Minas, Itamar Francisco Neto, disse que esteve nesta segunda-feira (8) na ponte com um engenheiro para verificar as condi��es da estrutura. Ele informou ainda que a prefeitura entrou em contato com a administra��o das cidades vizinhas, que tamb�m usam a ponte, pra tentar resolver o problema.
J� o secret�rio de infraestrutura da Prefeitura de Prat�polis, Reagildo Reis Silva, afirmou que tamb�m j� entrou em contato com a prefeitura de Fortaleza de Minas e ainda de Ita� de Minas, para que juntos os munic�pios possam buscar uma solu��o. O secret�rio tamb�m visitou a ponte e fez um relat�rio da situa��o para obras futuras.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir