Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-09-2014

"Nunca me senti só", diz dono da "menor cidade dos EUA"
A cidade de Buford, no Wyoming, será leiloada nesta quinta-feira (5). Don Sammons, prefeito e xerife do local, disse ao G1 que vai escrever livro.

Foto: g1.globo.com

Depois de mais de três décadas vivendo em Buford, conhecida como a "menor cidade dos Estados Unidos", o americano Don Sammons, de 61 anos, decidiu mudar sua vida. Ele comprou uma casa no Colorado, organizou um plano de aposentadoria e pôs à venda toda a cidade de 40 mil metros quadrados em que vive sozinho há sete anos. Quem quiser comprar a localidade terá que participar do leilão realizado na tarde desta quinta-feira (5), que vai começar com o valor equivalente a R$ 180 mil.
"Adorei viver aqui e nunca me senti sozinho, por mais que ficasse sozinho. Durante o dia conhecia muitas pessoas, e à noite tinha privacidade", disse Sammons ao G1, por telefone. A cidade tem cinco prédios mobiliados, uma torre de celular e espaço de estacionamento. Ela é cortada por uma estrada importante na ligação entre as costas dos Estados Unidos, e tem ainda um posto de combustível e conveniência que é a melhor oportunidade de negócio na localidade.
Era nesse posto que Sammons trabalhava e onde atendia a cerca de mil pessoas por dia, todos passando rapidamente por Buford. "Este contato com pessoas de todo o mundo que passavam por Buford é do que vou sentir mais falta. Não tenho certeza de como vou me sentir com a venda. Vivi metade da minha vida aqui. Sei que as emoções vão correr soltas. Espero reagir de forma adulta", disse. Um de seus planos para o futuro é escrever um livro sobre essa experiência morando sozinho na cidade e conhecendo viajantes.
Leilão
O dono da cidade disse que decidiu realizar a venda por leilão porque achou que seria a melhor forma de divulgar e abrir a oportunidade de as pessoas descobrirem Buford. "Assim é mais fácil encontrar uma pessoa que leve adiante a história da cidade", disse, demonstrando preocupação em relação ao futuro dela. "Pensei em estipular algumas regras e condições para o comprador, mas achei que não teria o direito de limitar o uso da cidade desta forma. Acredito que quem quer que compre a cidade tenha a visão de fazê-la prosperar."
Realizado também pela internet,o leilão de Buford gerou muito interesse até mesmo fora dos Estados Unidos. Um grupo do Japão demonstrou interesse na compra, e a oferta está aberta a pessoas de outros países. "Se alguém do Brasil se interessar, pode dar lances no leilão", disse ao G1 Amy Bates, diretora da Williams & Williams, que vai realizar a venda da cidade.
Segundo ela, há muito romantismo em relação à pequena cidade. "As pessoas ficam fascinadas com a história, e muitos demonstram interesse em comprar Buford. O dono pode ter todos os cargos da cidade e tem liberdade para fazer tudo o que quiser, contanto que siga as leis do estado e do país", disse. Ela comentou que a cidade tem muito potencial de investimento, mas se negou a indicar por quanto a cidade deve ser vendida.
Dono, prefeito e xerife
Além de único morador de Buford, Sammons acumula os cargos de prefeito, xerife e dono da cidade. Além do território localizado no Wyoming, todos esses cargos vão ser entregues a quem comprar Buford.
Segundo Sammons, entretanto, a política não é o forte de uma cidade de apenas um habitante, mas a falta dela ajuda no desenvolvimento. "Mesmo sendo prefeito e xerife, nunca me senti um oficial de governo ou um político. Os cargos eram honorários. E acho que o fato de não termos políticos ajudou a cidade a prosperar", disse.
O dono da cidade disse que não pode revelar quanto pagou por ela quando a comprou, em 1992, mas diz que a cidade hoje está mais moderna, foi reconstruída. "Morei aqui por 30 anos e ninguém sabia da minha existência. Agora o mundo todo está prestando atenção em Buford. Estou gostando", disse Sammons. "Espero que os compradores tenham paixão. Tenho certeza de que eles vão adorar a cidade, e nunca deixarei de vir aqui."


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir