Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-09-2014

Após incêndio, biblioteca reabre com sarau em Vila Velha
Local ficou fechado por seis meses, no prédio conhecido com Titanic. Maior parte do acervo de 20 mil livros já está acessível ao público.
Após incêndio, biblioteca reabre com sarau em Vila Velha
Foto: g1.globo.com

Após ficar fechada por seis meses devido a um incêndio, a Biblioteca Municipal de Vila Velha foi reaberta com sarau reunindo artistas capixabas na noite desta quarta-feira (10). O evento aconteceu na própria biblioteca no prédio conhecido como Titanic, na praça Duque de Caxias, no centro de Vila Velha, na Grande Vitória.
saiba mais
Incêndio atinge prédio conhecido como "Titanic" em Vila Velha, ES.
Biblioteca de escola pega fogo e suspeita é de crime no ES
Em fevereiro de 2014 um incêndio atingiu o Titanic, prédio em que funciona a Biblioteca Municipal e um Centro de Capacitação e Cursos da prefeitura. O Corpo de Bombeiros controlou as chamas, mas a parte do prédio em que a biblioteca funcionava foi afetada, porém os 20 mil livros do acervo não foram danificados.
Os livros passaram por um processo de limpeza para que a fuligem fosse retirada, alguns ainda não estão disponíveis na biblioteca, mas a maioria já está disponível para o público. Além de livros acadêmicos, é possível encontrar na biblioteca literatura brasileira, infanto-juvenil e revistas.
Antes do incêndio, a biblioteca recebia uma média de 80 usuários por dia e a expectativa do gerente da biblioteca, José Ribamar Gomes, é de que a a média de público atinga cerca de duas mil e quinhentas pessoas por mês. Ele ainda contou que existem projetos em andamento, entre os quais estão os lançamentos de livros e sarais.
O escritor e poeta Horácio Xavier exaltou a importância de uma biblioteca pública municipal. "Para mim é muito importante por ser um reduto de literatura, de livros, de palavras. É importante para a cidade, para criar pessoas conscientes. Espero que os estudantes usem e abusem da biblioteca", disse.
A Biblioteca Municipal de Vila Velha está reaberto para visitação e funciona de segunda à sexta das 8h até as 17h30. Sábados, domingos e feriados o funcionamento é das 8h até as 13h.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir