Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-09-2014

Ao Senado, Rose tem 22% e Coser, 21%, aponta Ibope no ES
Peemedebista e petista est�o tecnicamente empatados, segundo pesquisa. Instituto ouviu 812 eleitores entre ter�a-feira (9) e quinta-feira (11).
Ao Senado, Rose tem 22% e Coser, 21%, aponta Ibope no ES
Foto: g1.globo.com

Pesquisa Ibope divulgada neste s�bado (13) aponta que Rose de Freitas (PMDB) com 22% das inten��es de voto para o Senado, na corrida pela bancada do Esp�rito Santo, e Jo�o Coser (PT), com 21%. O candidato do PV, Neucimar Fraga, tem 14%, seguido de Raphael Furtado (PSTU), com 2%, e Andr� Moreira (PSOL), com 1%. Brancos e Nulos acumulam 11%. Os entrevistados que n�o sabem ou n�o responderam somam 29%.
O levantamento indica que Rose de Freitas e Jo�o Coser est�o tecnicamente empatados dentro da margem de erro. Encomendada pela TV Gazeta, a pesquisa � a segunda do Ibope no Esp�rito Santo.

Confira abaixo os n�meros na modalidade estimulada da pesquisa (em que o pesquisador apresenta ao entrevistado um cart�o com os nomes de todos os candidatos):
- Rose de Freitas (PMDB): 22%
- Jo�o Coser (PT): 21%
- Neucimar Fraga (PV): 14%
- Raphael Furtado (PSTU): 2%
- Andre Moreira (PSOL): 1%
- Brancos/nulos/nenhum: 11%
- N�o sabe: 29%
Os novos dados mostram uma mudan�a de posi��o em rela��o aos dois candidatos mais bem colocados na pesquisa, se comparado com o levantamento divulgado pelo Ibope do dia 30 de agosto. Nele, Jo�o Coser estave na primeira coloca��o, com 28%, 7% a mais do que o n�mero atual. Rose de Freitas, que vinha logo em seguida, manteve a mesma porcentagem, mas conseguiu ocupar a dianteira, ficando com 22%. j� Neucimar Fraga apresentou eleva��o das inten��es de voto de 1% em compara��o � �ltima pesquisa, sendo a op��o de 13% dos eleitores. Os candidatos Raphael Furtado e Andr� Moreira n�o apresentaram nenhuma varia��o.
O Ibope ouviu 812 eleitores entre ter�a-feira (9) e quinta-feira (11 ). A margem de erro � de tr�s pontos percentuais para mais ou para menos. O n�vel de confian�a � de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de tr�s pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade � de 95%. A pesquisa est� registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n�mero BR-00620/2014 e no Tribunal Regional Eleitoral do Esp�rito Santo (TRE-ES) sob registro ES-00020/2014.
Espont�nea
Na modalidade espont�nea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a rela��o de candidatos), o resultado foi o seguinte:
- Jo�o Coser: 13%
- Rose de Freitas: 12%
- Neucimar Fraga: 9%
- Outros: 1%
- Brancos/nulos/nenhum: 12%
- N�o sabe: 53%
Nesta modalidade, os tr�s primeiros colocados apresentaram eleva��o no n�mero de inten��es de voto, se o resultado for comparado � �ltima pesquisa. Nela, Jo�o Coser tinha 9%, 4% a menos do que na atual. Rose de Freitas tinha 7%, 5% a menos do que atualmente. J� Neucimar Fraga subiu 3% em compara��o com a primeira pesquisa, quando aparecia com 6%.
O n�mero de entrevistados que relatou votar em branco, nulo ou que n�o responderam permaneceu o mesmo. Aqueles que escolheram a op��o "N�o Sabe" era 11% superior � atual, ficando em 64%.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir