Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-09-2014

Palestra de Caco Barcellos abre curso de residência
Jornalista falou sobre sua história e experiência profissional. Curso de residência da Rede Gazeta vai até o dia 3 de dezembro.
Palestra de Caco Barcellos abre curso de residência
Foto: g1.globo.com

A aula inaugural do 17º curso de residência da Rede Gazeta, em Vitória, foi marcada pela presença do jornalista e diretor do programa "Profissão Repórter", da TV Globo, Caco Barcellos. Realizada no auditório da empresa, na manhã desta segunda-feira (15), o evento inspirou e emocionou os mais de 50 espectadores que estavam no local.
A palestra teve início com a trajetória do repórter, que contou suas maiores dificuldades como profissional. Sempre fazendo um paralelo com sua história, Caco destacou como ponto principal as"ferramentas" que contribuíram para sua formação. Segundo ele, a experiência que teve atuando durante cinco anos como taxista foi fundamental para o desenvolvimento da autoconfiança, e sobretudo, para o início de sua carreira como jornalista.
"Eu tive a oportunidade de estagiar em um jornal que ficava próximo ao meu ponto de táxi, mas eu achava que se descobrissem minha verdadeira profissão, eu seria mandado embora na hora. Até que um dia um editor me flagrou e eu pensei "fui demitido" Cheguei na redação já me despedindo, até que ele falou para eu contar toda a minha história como taxista, incluindo passageiros que um dia já tinha transportado. Eu contei, eles gostaram, e hoje estou aqui", relembrou.

Ainda falando das ferramentas que o ajudaram no crescimento profissional, Caco relembrou a experiência que teve quando criança, em uma igreja de um bairro em Porto Algre, onde morou na infância. "Com 12 anos eu aprendi noções de primeiros socorros. Já ajudei muito enfermeiro a salvar vidas ao longo de toda essa trajetória", contou.
Ao ser confrontado sobre os riscos e os limites que a profissão proporciona, sobretudo sobre as mais diversas pautas que já teve que encarar, o jornalista explicou que a maioria é pensada e produzida com cautela, para não colocar ninguém em perigo. "Jamais vou ser o delator de pessoas que confiaram em mim, mas posso cumprir meu papel com a sociedade e reportar o fato. Porque se eu não faço, as coisas continuam do mesmo jeito. Medo eu tenho, como todo ser humano, mas lido me informando", disse.

Trajetória
Estudante de escola pública, ex-taxista e formado em engenharia, Caco Barcellos carrega consigo mais de 30 anos em experiências jornalísticas. Em contato direto com a rua desde o início da carreira, o repórter já atuou em diversas redações do país, se especializando na produção de grandes reportagens investigativas.
Repórter especial de TV desde 1984, fez parte das equipes do Jornal Nacional, do Fantástico, do Globo Repórter, e por sete anos foi correspondente internacional com bases em Nova Iorque, Paris e Londres. Atualmente, é repórter e diretor do programa semanal "Profissão Repórter". Além disso, Caco Barcellos também é autor de três livros: "A revolução das crianças", "Rota 66" e "Abusado - O dono do Morro Dona Marta".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir