Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-09-2014

Facebook apaga páginas de usuário drag queen por nome falso
Drag queen tentou usar sobrenome, mas site apagou seu perfil. Rede social exige nome real dos usuários para "facilitar contatos".
Facebook apaga páginas de usuário drag queen por nome falso
Foto: g1.globo.com

A fundadora do site "Trannyshack", a drag queen Helinka, de São Francisco (EUA) afirma que teve sua página de usuário no Facebook apagada pela rede social porque "usava um nome falso", de acordo com mensagem da empresa. Ela afirma que recebeu um e-mail da companhia pedindo para que ele trocasse o nome usado em sua página pessoal por "seu nome de batismo".
Ela afirma que tentou atender ao pedido e colocou seu sobrenome, Grygelko, ao lado do seu nome de drag queen. Mas isso não foi suficiente para sua página ser mantida pelo Facebook, que apagou todo o seu perfil. E ela diz que não consegue alertar seus amigos drag queens porque não tem mais o acesso à rede social. "Uso este nome há 20 anos. Eu ando nas ruas e digo "oi, meu nome é Heklina". As pessoas me conhecem por meio nome de drag.
Por meio do Twitter, drag queen Heklina diz que teve sua conta do Facebook apagada por uso de nome falso (Foto: Reprodução/Twitter)
Por meio do Twitter, drag queen Heklina diz que
teve sua conta do Facebook apagada por uso
de nome falso (Foto: Reprodução/Twitter)
Diversos amigos drag queens de Heklina disseram receber o mesmo aviso de mudança de nome do Facebook. Algumas contas foram apagadas e apenas as páginas de fãs foram mantidas.
Por meio de um porta-voz ao site "Techcrunch", o Facebook disse que "como parte dos nossos padrões, pedidos aos usuários que forneçam seu nome real no seu perfil". A política de nomes reais já é usada pela rede social há algum tempo, mas nada foi definido sobre drag queens e travestis de usarem outros nomes. O Facebook disse para Heklina que sua página foi excluída por conta de um algoritmo que identificou o nome "falso" e solicitou a mudança".
De acordo com a empresa, os nomes reais "permitem saber quem se conecta com quem, além da manter a comunidade segura". Isso é um problema para a comunidade de drag queens, que Heklina conta que eles não gostam de usar seus nomes reais para se protegerem do preconceito.
O Facebook se defende, dizendo que "se as pessoas querem usar um nome alternativo no Facebook, elas podem usá-lo de diversas maneiras, incluindo usar um "alias" junto com seu nome real de perfil ou criando uma página para este personagem alternativo". Heklina comenta que ao usar uma página, os recursos de comunicação da rede social são limitados. Ela irá se encontrar com representantes do Facebook para tentar resolver a situação.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir