Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-09-2014

São José movimenta R$ 197 milhões em compras pela web
Estimativa é que cidade realize mais de 928 mil pedidos na internet em 2014. Levantamento foi feito por empresa especializada em otimização de buscas.
São José movimenta R$ 197 milhões em compras pela web
Foto: g1.globo.com

Consumidores de São José dos Campos devem movimentar cerca de R$ 197 milhões no comércio online em 2014, segundo levantamento feito pela empresa Conversion, especializada em busca online.

Com isso, a cidade aparece entre os 30 municípios que mais movimentam o comércio eletrônico no país e deve fechar 2014 com mais de 928 mil pedidos.

O levantamento foi feito com base na análise de 100 milhões de visitas em lojas virtuais do país nos últimos 12 meses. De acordo com a pesquisa, cada habitante gasta, em média, R$ 216 por compra e leva quase três minutos para efetuar cada aquisição.

A estudante Aline da Lacqua, de 21 anos, é uma das adeptas ao comércio online. Pela internet, ela consome roupas, calçados e bijuterias. "Algumas coisas compro mais pela internet do que nas próprias lojas. O que incentiva é a junção da comodidade e dos preços, que às vezes saem mais em conta", conta. Nas lojas online, ela marca presença com compras mensais, tanto em sites brasileiros quanto estrangeiros.

Apesar da praticidade, a estudante ficou sem receber determinadas mercadorias após as primeiras compras. "No começo tive um pouco de receio por coisas que não cheguei a receber, mas hoje procuro lojas confiáveis e conhecidas", afrima.

Recomendações
Segundo a diretora do Procon, Aparecida Santana Borges, antes de comprar, o consumidor deve consultar a relação de sites a serem evitados - disponível no site do Procon. Também é importante ter conhecimento dos direitos do consumidor na internet, como ter acesso a todas informações de produtos e fornecedores, atendimento facilitado e respeito ao direito de arrependimento.

"A pessoa deve verficar tudo no site como se fosse a loja física e ficar bastante esperta com ofertas, porque ninguém faz milagres. Também deve ter atenção a qualidade do produto e também ter muito cuidado com sites de compra coletiva", recomenda Aparecida.

Segundo ela, os casos mais comuns na cidade são de produtos que não foram entregues, ou daqueles que chegaram ao cliente, mas com características diferentes do qual havia sido adquirido.

"Como na internet existe mais conforto, há tendência de que haja compra por impulso e é preciso cuidado triplicado. Após eu receber o produto, se não for o que eu queria, ou eu tiver mudado de ideia, eu posso devolvê-lo em até sete dias depois da compra ou do contrato", afirma.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir