Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-09-2014

Prótese de madeira da Amazônia é desenvolvida em universidad
Segundo criadora, protótipo é mais barato e confortável que próteses comuns. Jovem amputado que ajudou a criar modelo hoje testa e aprova prótese
Prótese de madeira da Amazônia é desenvolvida em universidad
Foto: g1.globo.com

O primeiro protótipo de prótese em madeira laminada e colada foi apresentado, nesta terça-feira (16), em Manaus. O modelo propõe uma prótese mais confortável para pacientes amputados. Segundo a coordenadora do projeto, a engenheira mecânica Marlene Araújo, o membro artificial tem uma durabilidade equivalente e um custo 90% menor às próteses de fibra de carbono, consideradas as mais modernas no ramo atualmente. Madeiras da Amazônia são utilizadas na fabricação da prótese, desenvolvida em estudo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Ainda segundo Marlene, o projeto teve início há quase dez anos e a primeira fase do projeto foi 100% científica. "A primeira fase foi de dimensionamento da prótese, que envolve a definição do material composto, que foi madeira laminada e colada, além de ensaios com carga estática e cíclica para ver como a prótese se comportava em diferentes situações", explicou a pesquisadora.
Os mesmos testes foram feitos em próteses de fibra de carbono para a comparação com o aparelho sustentável, analisando os quesitos marcha e conforto. Para o protótipo foram utilizadas madeiras das espécies Roxinho, Pau-D"arco e Cumaru, encontradas na região amazônica. "O critério utilizado para a escolha dessas espécies foi a elasticidade das mesmas, o que contribui para qualidade da marcha e no conforto. Outra vantagem em usar madeiras da região é o fato de que no futuro essa prótese pode se tornar um produto nosso, gerando emprego e renda", destacou Marlene.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir