Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-09-2014

Parentes são obrigados a abrir cova após recusa de coveiro
Família diz que servidor abriu jazigo errado e não quis refazer o trabalho. Sem alternativas, os netos e bisnetos de idosa fizeram o serviço, em Araçu.
Parentes são obrigados a abrir cova após recusa de coveiro
Foto: g1.globo.com

Familiares da idosa Antônia Pereira da Silva, 94 anos, que morreu de causas naturais em Araçu, a 76 km de Goiânia, foram obrigados a cavar uma cova no cemitério da cidade para enterrar a mulher. Revoltado, um dos parentes gravou um vídeo para registrar o caso (veja acima).
Neta da idosa, Rose Anacleto da Silva, 32, disse ao G1 que o coveiro responsável havia preparado o enterro em um jazigo danificado e se recusou a abrir a nova cova, alegando que tinha um compromisso. "Ele agiu com muito desrespeito e nos deixou na mão. Aí, os netos e bisnetos tiveram que abrir o buraco por conta própria. Foi um absurdo", afirmou.

Em entrevista à TV Anhanguera, o prefeito de Araçu, Odair José, informou que já afastou o coveiro do cargo.
O G1 não conseguiu contato com o servidor para comentar o assunto até a publicação desta reportagem.
A idosa morreu no último sábado (13) e o enterro estava previsto para as 12h do dia seguinte. Segundo Rose, por volta das 11h de domingo, um neto da mulher foi até o local para conferir se estava tudo preparado para a cerimônia. "Quando ele chegou lá, viu que o coveiro tinha aberto um buraco em um jazigo antigo da família. Só que ele estava com a tampa de cimento quebrada e não dava para colocar o caixão lá, pois iria ficar exposto", conta.
A solução encontrada, segundo a neta, foi abrir uma nova cova em outro jazigo que parentes têm no mesmo cemitério. "Meu primo propôs para o coveiro enterrá-la nesse outro local, mas o homem se recusou. Disse que já tinha um compromisso e não podia nos ajudar mais. Simplesmente virou as costas, entrou em um carro e foi embora. Isso quando faltava pouco para o caixão da minha avó chegar".
Sofrimento
Sem alternativas, os familiares da idosa decidiram cavar a nova cova por conta própria. "Fomos obrigados a fazer isso e todos ficaram muito revoltados. Além do sofrimento pela morte, ainda tivemos que enfrentar esse transtorno. Foi um descaso muito grande", desabafa Rose.
Os parentes ligaram para o prefeito de Araçu e relataram sobre o caso e ele enviou outro coveiro para ajudar no sepultamento. "Esse rapaz chegou e o buraco já estava quase todo aberto, mas nos ajudou a enterrar os restos mortais. Não podemos reclamar da prefeitura, que no fim nos deu suporte, mas ficamos revoltados com a atitude do outro profissional que recebe para isso", disse a neta.
Para Rose, a sanção sofrida pelo servidor "já foi suficiente". "Ele não pode mais fazer uma coisa dessas, pois é muita falta de respeito com as pessoas", concluiu Rose.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir