Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-09-2014

Grêmio defende Felipão e vê clima de desconforto
Diretor executivo Rui Costa minimiza frase do treinador sobre Aranha e entende que declarações de jogadores rivais ajudaram a enervar o ambiente para o jogo de quinta
Grêmio defende Felipão e vê clima de desconforto
Foto: g1.globo.com

Começa a esquentar o clima da partida entre Grêmio e Santos, marcada para as 20h30 desta quinta-feira, na Arena. Após a insinuação de Felipão de que Aranha teria feito uma armadilha no episódio de injúrias raciais de torcedores em 28 de agosto, foi a vez de o diretor executivo de futebol do Tricolor, Rui Costa, admitir que há um clima de "desconforto" para o reencontro do goleiro com os gremistas, desta vez válido pelo Brasileirão. Ele também defendeu o treinador.
A partida de 21 dias atrás era válida pela Copa do Brasil, competição da qual o Grêmio foi excluído pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelas ofensas a Aranha. Para Rui Costa, as recentes declarações do goleiro e de outros santistas colabora para os ânimos ficarem mais acirrados.
- Existe um desconforto e um ambiente diferente. Até pela postura do Aranha após o jogo (primeiramente, não quis perdoar a jovem flagrada o chamando de "macaco") e o capitão (zagueiro Edu Dracena), que disse que o Grêmio tinha que ser banido do futebol. Mas cada um tem que assumir o que fala. E isso pode adicionar um componente mais incisivo, sim - analisou Rui Costa, em entrevista à ESPN Brasil.

Questionado sobre a declaração de Felipão no treino de terça, Rui foi mais econômico nas palavras. Na ocasião, o treinador conversou com o assessor de imprensa em tom audível aos jornalistas, questionando se esses "vamos ver se eles vão cair na esparrela de Aranha de novo", em referência a uma armadilha do goleiro para enervar torcida e ganhar tempo.

- Sempre vamos defender o Felipe. Mas quem pode explicar melhor qual a intenção da frase é ele mesmo. É ele quem tem que contextualizar. Ele verbalizou uma preocupação institucional em um ambiente mais relaxado, no treino - justificou.

De acordo com Rui, há a preocupação do clube para que essa partida não afete o julgamento em segunda instância no Pleno do STJD, que ainda pode levar o Grêmio de volta à Copa do Brasil. Tanto que a segurança foi reforçada. O acesso à área em que localiza a Geral, a arquibancada norte, foi restringido. O torcedor só pôde comprar um ingresso por pessoa, tudo para facilitar a identificação após eventual confusão. Orientadores da Arena irão se camuflar "à paisana" para tentar coibir insurgências.

Desde o caso em que Aranha foi alvo de injúrias raciais em 28 de agosto, pela Copa do Brasil, o Grêmio vem tomando medidas para coibir novos conflitos. O principal deles foi suspender direitos da organizada Geral, que ficou proibida de levar instrumentos e qualquer adereço que a possa identificar como um movimento.
A punição foi motivada também pelo jogo seguinte ao "caso Aranha" na Arena. Contra o Bahia, vitória de 1 a 0, a Geral entoou cânticos de cunho racista contra os colorados, chamando-os de "macacos" (assista ao lado). No primeiro confronto desde a punição, no 1 a 0 diante do Atlético-PR, não foram registrados incidentes.

Relembre o caso

O incidente no jogo entre Grêmio e Santos, na Arena do Grêmio, em 28 de agosto, ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo, quando Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, alegando ter sido vítima de xingamentos por parte da torcida. O goleiro registrou boletim de ocorrência na 4ª Delegacia de Polícia na sexta.
A maior repercussão recaiu sobre uma jovem mostrada pelas imagens do canal ESPN. Patrícia Moreira, 23 anos, foi afastada do trabalho no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar. Em 4 de setembro, prestou depoimento à polícia e, na sexta, pronunciou-se à imprensa, pedindo desculpas a Aranha e ao Grêmio, sob forte comoção. No total, dez pessoas já foram ouvidas pela polícia, que ainda não concluiu o inquérito.
As injúrias raciais proferidas por torcedores gremistas contra o goleiro tiveram outro desdobramento. Em julgamento no dia 3, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, por unanimidade, excluir o Grêmio da Copa do Brasil. No primeiro duelo das oitavas de final, os paulistas bateram os gaúchos por 2 a 0. Haverá julgamento em segunda instância, no Pleno do STJD, ainda sem data oficializada.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir