Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-09-2014

Autor de "Sou brasileiro, com muito orgulho..." é enterrado
Familiares e amigos foram à cerimônia de despedida de Nelson Biasoli. Acordeonista morreu devido à insuficiência renal e infecção pulmonar.
Autor de
Foto: g1.globo.com

O acordeonista Nelson Biasoli, autor do grito "Eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor!", foi enterrado às 12h30 desta quinta-feira (18), em Tambaú (SP), cidade onde o músico nasceu e viveu. Emocionados, familiares e amigos acompanharam a cerimônia de despedida durante a manhã.
Biasoli ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Ribeirão Preto por 21 dias com diagnóstico de insuficiência renal e infecção pulmonar. Ele morreu na manhã de quarta-feira (17), aos 83 anos, e deixou a mulher e três filhos.
Durante a manhã, o corpo de Biasoli foi levado para o Santuário Nossa Senhora Aparecida, onde foi celebrada uma missa. Cerca de 100 pessoas participaram da celebração. Segundo a nora Nadia Biasoli, mulher do filho caçula do acordeonista, Nelson foi um avô excelente.
"Ele era muito presente e atencioso. Os filhos e a família sempre foram muito unidos e apegados. Tudo girava em torno dele. Era empreendedor e extremamente culto. Todos adoravam conversar com ele porque ele entendia de tudo", ressaltou.

O aposentado Pasqual Serafim, de 80 anos, trabalhou para Biasoli como ceramista na fábrica da família e, depois, como motorista. "Ele era gente boa. Como patrão era um amigo, humilde e tratava muito bem os funcionários. Fiquei muito triste com a morte dele, porque foram 30 anos de convivência. Perdi um companheiro", lamentou.
O aposentado Wanderlei Sergio Bordini, de 55 anos, afirmou que o compositor era muito religioso. "Nós nos conhecemos há dois anos na igreja. Todo domingo ele fazia leitura na missa. Quando nos encontrávamos na rua, ele sempre estava alegre e sorridente. Sempre foi muito bondoso. A morte dele deixa todos tristes", disse.
Despedida da família
Os netos se despediram com muita emoção do avô. "Ele era muito engraçado, muito brincalhão, eu adorava a época de férias porque era quando eu ficava perto dele. Sempre nos reuníamos na sala ou na cozinha para ouvi-lo contar histórias engraçadas. Meu avô vai fazer muita falta", afirmou João Gabriel Biasoli de Carvalho Villela, de 15 anos.

O estudante Pedro Antonio Biasoli de Carvalho Villela, de 19 anos, que mora em Ribeirão Preto, também lamentou a morte do avô. "Ele era cativante em tudo. Fui praticamente criado por ele e estou muito sentido porque ele era como um pai para mim. É uma perda muito grande", lamentou.
Para Mariana Biasoli, de 17 anos, as recordações serão eternas. "Ele era muito apegado a mim porque eu era a única neta. Nós conversávamos muito. Eu admirava a cultura e inteligência dele. Ele era muito engraçado, contava muita piada e muitas histórias engraçadas. O sonho dele é que eu fosse fazer faculdade na USP em Ribeirão Preto e eu vou fazer isso, vou cursar psiquiatria", relatou.
Carreira
Em uma sala da casa, ele colecionava CDs de todas as músicas, troféus, medalhas e homenagens que ganhou. Uma das especialidades de Nelson Biasoli foi a composição de letras e músicas para hinos de municípios brasileiros.
A mais conhecida foi o grito: "Eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor!", escrita para animar uma competição entre colégios da cidade em 1949, quando era professor em Ribeirão.
Desde então, se tornou o principal canto da torcida brasileira em diversas modalidades esportivas. Também entre as mais famosas está a música que ele fez para o Papa João Paulo II a pedido da colônia polonesa, em 1980. Ele também gravou canções com Chacrinha e Helô Pinheiro, além de outros artistas.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir