Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-09-2014

Sistemas atenderão 500 mil pessoas abastecidas pelo Cantarei
Rio Grande e Guarapiranga vão liberar 1,8 mil litros de água por segundo. Sabesp fará transferência de vazão para aliviar captação de reservatórios.
Sistemas atenderão 500 mil pessoas abastecidas pelo Cantarei
Foto: g1.globo,com

Os sistemas Rio Grande e Guarapiranga, ambos na Grande São Paulo, vão absorver o abastecimento de água de 500 mil moradores que hoje são atendidos pelo Cantareira. A transferência de vazão dos reservatórios começa em setembro. Serão 1,8 mil litros por segundo a menos na captação do Cantareira, que abastece atualmente 6,5 milhões de pessoas, mas opera na faixa de 8% da capacidade.

As manobras em represas e barragens têm sido usadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para amenizar a queda do nível dos reservatórios desde o começo do ano, principalmente do Sistema Cantareira.
Mesmo com o uso da reserva técnica, conhecido como volume moro, das represas Jaguari/Jacareí (Bragança Paulista) e Atibainha (Nazaré Paulista), o índice segue em queda há mais de três meses.
Segundo a Sabesp, 800 litros/segundo do Rio Grande começam a ser transferidos ainda em setembro. O sistema atende 1,2 milhão de pessoas em Diadema, São Bernardo e Santo André. A participação do Guarapiranga, que já abastece 4,9 milhões nas Zonas Sul e Sudeste da capital, terá início em outubro. O reservatório também é interligado à Represa Billings.
A companhia defende que a queda dos reservatórios que atendem a Região Metropolitana é resultado da falta de chuva no último verão, o mais seco dos últimos 84 anos, época em que começaram as medições, e as temperaturas que permaneceram altas mesmo durante o inverno.
Entre outras medidas para reduzir o consumo e a sobrecarga no Cantareira está o programa de bônus de 30% na conta para os moradores que economizarem pelo menos 20% de água na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas e Bragança Paulista.

Desde maio, a Sabesp conta com 182,5 bilhões de litros de água da reserva técnica, o volume morto, das represas Jaguari/Jacareí e Atibainha, que compõem o Sistema Cantareira. Mesmo assim, os reservatórios seguem em queda.
A companhia também já pediu mais 106 bilhões de litros de água, que serão usados "apenas se for necessário", segundo nota. Os órgãos reguladores deram aval para a obra de implantação das bombas, mas a captação ainda não foi autorizada.
A Sabesp disse, em nota, que tem tomado medidas importantes para garantir o abastecimento na região metropolitana e aposta na retomada da chuva a partir de setembro. "Se tudo ocorrer dentro da normalidade, os níveis dos reservatórios deverão ser recompostos como ocorre anualmente durante esse período", consta no comunicado.



Fonte: g1.globo,com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir