Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-09-2014

Uefa anuncia sedes da Eurocopa de 2020
13 cidades receber�o jogos da maior competi��o entre sele��es do Velho Continente em comemora��o ao anivers�rio de 60 anos do torneio; Est�dio Wembley, em Londres, ser� palco das semifinais e da final
Uefa anuncia sedes da Eurocopa de 2020
Foto: g1.globo.com

Nesta sexta-feira (19), a Uefa anunciou as sedes da Eurocopa de 2020. A competi��o ser� recebida por 13 cidades em comemora��o ao anivers�rio de 60 anos da primeira edi��o - em 1960, a Uni�o Sovi�tica venceu a Iugosl�via na grande decis�o. Munic�pios de todas as por��es do Velho Continente abrigar�o a 16� edi��o do maior torneio entre sele��es da Europa.

As semifinais e a final da Euro 2020 ser�o disputadas no Est�dio Wembley, em Londres. Depois de duas tentativas mal sucedidas de sediar grandes competi��es - candidatou-se para receber as Copas do Mundo de 2006, sediada na Alemanha, e 2018, que ser� na R�ssia -, a Inglaterra ter� de volta um certame de enorme dimens�o - a �ltima vez havia sido em 1996, quando abrigou a Eurocopa.

Munique (Alemanha), Baku (Azerbaij�o), S�o Petersburgo (R�ssia) e Roma (It�lia) receber�o tr�s jogos da fase de grupos e uma partida das quartas de final. Copenhague (Dinamarca), Bucareste (Rom�nia), Amsterd� (Holanda), Dublin (Irlanda), Bilbao (Espanha), Budapeste (Hungria), Bruxelas (B�lgica) e Glasgow (Esc�cia) ser�o palcos de tr�s duelos da fase de grupos e um das oitavas de final.

Cardiff (Pa�s de Gales), Estocolmo (Su�cia), Jerusal�m (Israel), Minsk (Bielorr�ssia), S�fia (Bulg�ria) e Skopje (Maced�nia) foram as cidades descartadas.

"Esse processo de candidatura foi aberto a mais de 50 pa�ses da Uefa, ent�o Wembley ser escolhido dessa forma � um reconhecimento ao trabalho duro feito nos bastidores", disse Greg Dyke, presidente da federa��o de futebol inglesa, em entrevista ao site oficial da Uefa ap�s o an�ncio das sedes.

"Estou muito orgulhoso e feliz pelo nosso pa�s. � um grande neg�cio obter o direito de sediar um torneio desta dimens�o. Quero parabenizar todas as pessoas do futebol do Azerbaij�o. Creio que a nossa sele��o dar� aos f�s um motivo para festejar com seus desempenhos e resultados. Acredito as pessoas no Azerbaij�o t�m que se unir para organizar a Euro 2020 da melhor maneira", declarou Nazim Suleymanov, ex-atacante da sele��o do Azerbaij�o. O an�ncio da capital azeri como uma das sedes da Euro 2020 - ser� a cidade mais oriental do torneio - foi considerado surpreendente.

Wolfgang Niersbach, presidente da federa��o alem� de futebol, comemorou a presen�a da Alemanha em mais um evento de grande porte e garantiu que o pa�s j� pensa em sediar a Euro 2024. "Estou extremamente feliz. Olhe para todos os eventos que organizamos no passado (a Copa do Mundo da FIFA 2006, a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2011, a final da UefaChampions League de 2012 e a pr�xima final da UCL em Berlim) e agora mais esse. � �timo que n�s temos sido capazes de fazer tudo isso no futebol alem�o. Nosso pr�ximo objetivo � sediar a Euro 2024, mas atingimos nossa primeira meta e estamos no mapa da Euro 2020", comentou.

Stewart Regan, presidente executivo da federa��o escocesa, tamb�m comemorou a presen�a de seu pa�s no certame. "� uma not�cia maravilhosa e eu gostaria de agradecer a todas as pessoas que estiveram envolvidas desde o in�cio do que foi uma oferta fant�stica. Acredito que o Hampden Park e Glasgow dar�o uma festa de anivers�rio apropriada para a Eurocopa e sei que ser� uma ocasi�o para todo o pa�s recordar", avaliou. O referendo pela independ�ncia da Esc�cia, que terminou na perman�ncia da na��o no Reino Unido, colocara a candidatura do pa�s em d�vida, mas n�o comprometeu no desejo de sediar a Euro.

"� muito bom que a comunidade do futebol tenha nos concedido os jogos da Euro 2020. Isto � um sinal de o futebol europeu confia em n�s. Est�vamos ansiosos, pois tivemos fortes concorrentes", afirmou Nikolai Tolstykh, presidente da federa��o russa. O pa�s sediar� a Copa do Mundo em 2018 e os conflitos pol�ticos com a Ucr�nia ainda s�o motivos de preocupa��o. Em contrapartida, S�o Petersburgo � uma cidade a qual se encontra afastada da fronteira ucraniana, foco da maior parte da escalada de viol�ncia e das manifesta��es.

"Eu tenho que expressar a minha profunda satisfa��o pela escolha de Bilbao. N�o � apenas historicamente uma das cidades pioneiras no desenvolvimento do futebol, mas tamb�m um lugar onde voc� pode garantir que h� paix�o pelo futebol. O fato de ter sido escolhido � o reconhecimento de seus m�ritos indiscut�veis e voc� pode estar certo que os jogos que ocorrer�o no Novo San Mam�s ser�o um grande sucesso. Todos n�s devemos estar felizes com esta escolha", garantiu �ngel Mar�a Villar Llona, presidente da Real Federa��o Espanhola de Futebol.

A Eurocopa de 2020 ter� 24 sele��es e os pa�ses-sede n�o t�m classifica��o autom�tica para esta edi��o, ou seja, disputar�o as vagas atrav�s das Eliminat�rias, que estar�o vinculadas � Liga das Na��es.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir