Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-09-2014

Interpol procura austríacas que teriam fugido para se unir
Samra Kesinovic, de 16 anos, e Sabina Selimovic, de 15, sumiram em abril. Segundo jornal austríaco, uma delas teria morrido na Síria.
Interpol procura austríacas que teriam fugido para se unir
Foto: g1.globo.com

A Interpol e a polícia da Áustria procuram por duas adolecentes austríacas que teriam fugido do país para se juntar a rebeldes do grupo radical Estado Islâmico na Síria. Na página da Interpol, as fotos de Samra Kesinovic, de 16 anos, e Sabina Selimovic, de 15 anos, são divulgadas na página de pessoas desaparecidas. Nas imagens, as jovens, que são filhas de imigrantes da Bósnia, aparecem também usando véu islâmico.
De acordo com a Interpol, as jovens que moram em Viena teriam desaparecido no dia 10 de abril. Jornais austríacos afirmam que a dupla foi para a Turquia e, de lá, cruzou a fronteira com a Síria. As jovens postaram fotos na redes sociais usando burca e segurando armas.

No início da semana, o jornal The Salzburger News publicou uma notícia de que uma das jovens poderia estar morta. "Nós também recebemos essa informação e estamos verificando, mas não posso dizer com absoluta certeza que isso é verdade", disse o porta-voz Alexander Marakovits, sem relatar qual das duas jovens seria. "Mas os pais foram informados que sua filha poderia estar morta."
Após a públicação, surgiram boatos de que Samra estaria grávida de um jovem checheno que também teria se juntado aos radicais islâmicos.
A maior preocupação das autoridades austríacas é conter a debandada de jovens, especialmente imigrantes vindos do Leste Europeu, para se juntar ao grupo radical Estado Islâmico. "Se conseguirmos pegá-los antes que fujam, podemos trabalhar com os pais e outras instituições para demovê-los desta ideia", disse Marakovits ao jornal. "Mas depois que deixam o país é muito difícil resgatá-los."

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir