Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-09-2014

Carro despenca do Viaduto Brigadeiro Trompowski, no Rio
Acidente ocorreu por volta das 6h15; via ficou totalmente fechada. Uma pessoa ficou ferida e foi levada para o Hospital Get�lio Vargas.
Carro despenca do Viaduto Brigadeiro Trompowski, no Rio
Foto: g1.globo.com

Um carro caiu do Viaduto Brigadeiro Trompowski, que liga a Ilha do Governador � Avenida Brasil, na altura de Ramos, na pista sentido Centro, por volta das 6h15 desta segunda-feira (22). Segundo informa��es do Centro de Opera��es da Prefeitura do Rio, a via ficou totalmente fechada at� as 7h20, causando congestionamento na regi�o. O motorista do carro ficou ferido e foi levado para o Hospital Get�lio Vargas, na Penha. Renato da Silva, de 42 anos, n�o corre risco de morrer.

A mulher de Renato, Cintia Oliveira, contou que o marido a deixou no trabalho, no Centro, e estava voltando para casa no momento do acidente. O casal tem uma filha de 10 anos.
"Me ligaram dizendo que ele tinha sofrido um acidente e mandaram eu vir pra c� [Hospital Get�lio Vargas]. Ele estava com o rosto bem machucado e estava chorando muito. Ele falou que estava com a cabe�a doendo bastante", contou Cintia. Por volta das 9h30, a fam�lia aguardava avalia��o de um neurologista.
Renato estava no carro que caiu de viaduto (Foto: Cintia Oliveira/Arquivo pessoal)
Renato estava no carro que caiu de viaduto
(Foto: Cintia Oliveira/Arquivo pessoal)
Agentes da CET-Rio e bombeiros foram deslocados para o local. Os motoristas que passavam pela regi�o eram orientados a seguir pela pista central da Avenida Brasil a partir da Penha. Outra op��o era seguir pela Linha Vermelha.
Estrutura do viaduto
A Coordenadoria Geral de Projetos da Secretaria Municipal de Obras esteve no Viaduto Brigadeiro Trompowski para avaliar as condi��es da estrutura ap�s o acidente. O guarda-corpo foi avariado em cerca de 17m e vai ser substitu�do. A constru��o n�o apresenta avarias estruturais e, portanto, n�o oferece risco aos usu�rios.
Em nota, a coordenadoria afirmou que al�m do guarda-corpo met�lico, h� passeio para passagem de pedestres com 30cm de altura. "Est� em or�amento o estudo para instala��o de barreiras de concreto na lateral do tabuleiro. As barreiras met�licas laterais do viaduto em quest�o foram dimensionadas com base nas normas de constru��o".
Ainda segundo a coordenadoria, servi�os de manuten��o para recomposi��o de trechos da estrutura met�lica foram realizados duas vezes em menos de um ano.
Queda de �nibus
Um �nibus tamb�m caiu do Viaduto Brigadeiro Trompowski na pista lateral da Avenida Brasil, na altura da Ilha do Governador, em abril de 2013. O acidente deixou 11 feridos e sete pessoas mortas. A queda foi de uma altura de cerca de 10 metros.

Pelo menos dois passageiros relataram que uma briga aconteceu momentos antes do �nibus 328 (Bananal - Castelo) cair do viaduto. Na ocasi�o, testemunhas relataram que um passageiro e o motorista estavam discutindo quando o incidente ocorreu.
No dia 31 de agosto, uma carroceria com banheiros qu�micos tamb�m despencou do viaduto. Na ocasi�o, por�m, ningu�m ficou ferido. At� esta segunda-feira (22), a grade de prote��o da via permanecia avariada.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir