Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-09-2014

Leitor filma redemoinho de terra com mais de cem metros
Tempestade de areia foi vista em �rea de cerrado no Riacho Fundo. Fen�meno � provocado por altas temperaturas, diz meteorologista.
Leitor filma redemoinho de terra com mais de cem metros
Foto: g1.globo.com

"Foi numa �rea com bastante terra entre o Riacho Fundo I e II. No local tem bastante terra, poeira e pouca �rvore", diz. "Sempre vejo esses redemoinhos, mas n�o assim t�o grande e alto. Deu pra ver de longe, e fui chegando mais perto. Mas foi bem r�pido, durou tr�s minutos no m�ximo."
Nota da Reda��o: Pelas imagens, o meteorologista Manoel Rangel estima que o redemoinho tinha mais de cem metros de altura. "Isso � um fen�meno bem normal para a regi�o e ocorre quando o tempo est� bem seco e as temperaturas elevadas", diz. "O ar quente sobe em dire��o ao ar mais frio, come�a a girar, pega a poeira que tem no solo, detritos de queimadas, mata, e vai girando, se elevando, formando essa coluna de ar e dando essa forma de redemoinho."
Rangel afirma que as "nuvens de areia" n�o s�o perigosas e t�m curta dura��o. "A primeira coisa que se pode observar � que o redemoinho se forma primeiro num campo aberto. Dificilmente acontece em locais cercados de casas, porque o ar n�o teria condi��es de fluir para come�ar a girar", diz.
"A tempestade de areia dura entre dois e tr�s minutos e n�o oferece risco porque n�o se desloca, fica praticamente parada, depois perde a for�a e para. Mas provoca um espet�culo muito bonito."

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir