Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-09-2014

São Luís tem 17 veículos incendiados em três dias
Três ônibus e oito carros foram incendiados só nesta segunda-feira (22). Até o momento, 12 foram presos e cinco menores apreendidos.
São Luís tem 17 veículos incendiados em três dias
Foto: g1.globo.com

São Luís registrou 17 ataques a ônibus, microônibus, viaturas da polícia e carros particulares entre sábado (20) e a madrugada desta segunda-feira (22). Foram incendiados mais três ônibus, na garagem da empresa Gonçalves, no bairro Santa Cruz; dois carros particulares em uma concessionária, na Avenida dos Africanos (veja no vídeo ao lado enviado ao G1 por um internauta, que não quis se identificar); e seis veículos que estavam em uma garagem de carros usados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP), no bairro do Radional, nesta segunda-feira, na capital maranhense.

Por medo dos ataques, os rodoviários suspenderam a circulação de ônibus entre 15h de sábado e 5h de domingo. O serviço funciona normalmente na manhã desta segunda-feira.
No domingo (21), foi incendiado um ônibus que transportava integrantes de um grupo de bumba meu boi no bairro Alemanha. No sábado (20), homens atearam fogo em quatro ônibus - dois deles na garagam de uma empresa no São Cristóvão, um no Alto do Pinho, outro na Santa Bárbara. Também foi incendiado um microônibus em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís. Ninguém ficou ferido.
Prisões
De acordo com a polícia, até o momento, 12 homens foram presos e cinco menores, apreendidos, suspeitos de integrar facções criminosas e participar dos incêndios a veículos no último fim de semana.

De acordo com a Polícia Militar, os ataques seriam ordenados por facções criminosas de dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em represália a medida de contenção de rebeliões e fugas de presos.
Outros ataques
No dia 3 de janeiro deste ano, facções criminosas também orderam ataques a ônibus em São Luís em represália a uma operação da Polícia Militar no Complexo de Pedrinhas. Na ocasião, quatro ônibus foram incediados e duas delegacias foram alvejadas. Em um dos ataques, morreu a menina Ana Clara Santos Sousa, de 6 anos, que teve 95% do corpo queimado, e outras quatro pessoas ficaram feridas - duas em estado grave.
Em novembro do ano passado, confrontos entre policiais e integrantes de facções criminosas resultaram em atentados contra trailers, delegacias da Polícia Militar e ônibus. No dia 9 de novembro, dois trailers e três delegacias da polícia foram alvejados. Morreu o soldado Francinaldo Sousa Pereira, 42. O sargento Marco Antonio Correa Cutrim e uma mulher ficaram feridos. Dois ônibus foram assaltados - um foi incendiado e parcialmente destruído após o assalto e, o outro, teve incêndio controlado pelo motorista após o assalto.
Em outubro do ano passado, durante rebelião na Casa de Detenção (Cadet) de Pedrinhas que matou 9 e deixou 20 feridos, uma ordem para incediar sete ônibus em São Luís partiu de dentro do presídio. Foram incendiados coletivos na Vila Kiola, Tibiri, Jardim São Cristovão, Maracanã, Janaína, Cohab Anil e Monte Castelo. Não houve feridos.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir