Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-09-2014

Cumprimento militar de Obama com copo na mão gera polêmica
Presidente dos EUA foi criticado no Instagram por suposto desrespeito. Vídeo que mostra gesto foi publicado em conta da Casa Branca.
Cumprimento militar de Obama com copo na mão gera polêmica
Foto: g1.globo.com

Um gesto feito pelo presidente dos Estado Unidos, Barack Obama, nesta quarta-feira (24) gerou polêmica nas redes sociais, principalmente entre os meios militares. O presidente descia de seu helicóptero em Nova York, onde participou da Assembleia Geral das Nações Unidas, quando cumprimentou os militares que lhe saudavam com a mesma mão com a qual segurava um copo.

A imagem está em um vídeo publicado no Instagram da Casa Branca. Logo após a publicação, diversos usuários começaram a criticar o gesto do presidente, afirmando que a ação mostra como ele realmente se sente em relação aos homens e mulheres que servem nas Forças Armadas americanas, questionando seu patriotismo. O fato de o vídeo ter sido publicado pela própria conta da Casa Branca também foi criticado.

Apesar disso, segundo o jornal "Bussiness Insider", não há nenhuma regulamentação que indica como o presidente deve saudar as tropas. Aliás, a saudação não era feita nos 192 primeiros anos do país. De acordo com o jornal, nenhum dos primeiros 38 presidentes fez o gesto, alguns deles com experiência militar.

Esta não é a primeira vez que Obama "distorceu" a saudação. No ano passado, o presidente embarcou no avião presidencial sem cumprimentar o soldado que estava na porta. Ao perceber o erro, ele voltou e apertou a mão do soldado.
Em um caso semelhante, em 2001, George W. Bush cumprimentou um militar de sua equipe como mesmo braço no qual segurava um cachorro.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir