Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-09-2014

PMs fardados e à paisana viajarão em ônibus
Entre sexta (26) e terça-feira (30), treze ônibus foram incendiados. Sintraturb mantém fim do expediente dos motoristas às 18h30 desta terça.
PMs fardados e à paisana viajarão em ônibus
Foto: g1.globo.com

A Polícia Militar (PM) decidiu nesta terça-feira (30) que policiais fardados e à paisana vão acompanhar itinerários de ônibus de dentro dos coletivos da Grande Florianópolis. Segundo o comandante-geral da PM, coronel Valdemir Cabral, a medida visa a segurança dos trabalhadores e usuários após 13 ônibus serem incendiados desde sexta-feira (26) no estado.

Até a manhã desta terça, a PM já contabilizava 22 ocorrências registradas em Santa Catarina. São 13 ônibus queimados, ataques a 5 bases da PM, 4 casas de policiais militares, duas viaturas e um posto de combustível. Um suspeito foi morto e quatro foram presos. A polícia está investigando a correlação dos casos, mas afirma que as ordens partiram de facção criminosa.

"Também teremos viaturas descaracterizadas para escolta e abordar criminosos antevendo os ataques", afirmou Cabral. Desde sexta-feira, linhas de ônibus são acompanhadas pela PM. O trabalho foi intensificado desta segunda (29) para terça (30), em acordo com as empresas de trasporte público, afirmou a PM.

Com relação a possível encerramento da circulação dos ônibus às 18h30 desta terça, a PM informa que deixará à disposição no Terminal de Integração do Centro (Ticen) policiais e escolta para continuar os itinerários no período noturno. Entretanto, o secretário do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Urbano da Grande Florianópolis (Sintraturb) reafirma que os trabalhadores devem terminar o expediente às 18h30.

Segundo o sindicato, os ônibus que saírem do Centro de Florianópolis a partir das 18h30 devem completar o trajeto até os bairros e depois seguir para as garagens. Os coletivos devem voltar a circular apenas às 6h de quarta-feira (1º).

A Secretaria Municipal de Mobilidade marcou para às 16h desta terça uma reunião entre a prefeitura, PM, Sintraturb e Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem). A PM deve mostrar o plano de segurança para escolta dos ônibus para o sindicato dos trabalhadores. A prefeitura fará uma apelo para que os coletivos operem até 22h desta terça.

O comandante-geral da PM ainda reforça que mais policiais foram deslocados para atuar nas ruas. As aulas no centro de ensino e formação da polícia foram suspensas e os alunos-sargentos estão reforçando as escoltas dos ônibus. Desde sexta, o setor de Inteligência da Polícia Militar está em alerta por causa de informações de ameaças contra policiais civis e militares

Motivação
Segundo a Polícia Militar, a principal intenção dos criminosos nos ataques ocorridos desde sexta-feira (26) é sufocar as ações da polícia em relação ao combate às drogas e crime, além de uma represália ao número crescente de suspeitos mortos em conflito com a polícia.

O diretor do Diretoria Estadual Investigações Criminais (Deic), delegado Akira Sato, sustenta a mesma versão. "Alguns pontos indicam que as ocorrência são em retaliação as ações policiais, apreensões e por uma ação muito efetiva do estado", disse.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir