Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-09-2014

Perfis que ofenderam Miss Brasil em redes sociais
OAB pediu ao Minist�rio P�blico que identifique autores de frase ofensivas. Para presidente da OAB, ofensas s�o preconceituosas por miss ser do CE.
Perfis que ofenderam Miss Brasil em redes sociais
Foto: g1.globo.com

A Ordem dos Advogados do Brasil no Cear� (OAB-CE) identificou cinco perfis em redes sociais com mensagens ofensivas contra a cearense Melissa Gurgel, eleita Miss Brasil no domingo (28). As contas foram apagadas ou bloqueadas horas depois de o presidente interino da OAB-CE, Ricardo Bacelar, pedir que o Minist�rio P�blico identifique e acuse os autores das frases por racismo. A OAB afirma que o fato de as mensagens terem sido apagadas n�o isenta os autores das mensagens do pedido de acusa��o.

Para Barcelar, as mensagens publicadas logo ap�s Melissa receber o t�tulo de miss cont�m discrimina��o contra os cearenses. "Miss Cear� bonita at� abrir a boca e vir aquele sotaquezinho sofr�vel", diz uma das mensagens. "Lembrem de deixar a TV no mudo quando a miss Cear� for dar a palestra dela no miss Brasil do ano que vem", diz outra; "Achei que no Cear� s� tinha mulher feia", publica outro perfil.

As mensagens foram registradas pela OAB-CE e apresentadas ao Minist�rio P�blico. Com os registros, o presidente do �rg�o espera ter a identifica��o e puni��o dos autores.

"N�s temos os prints [imagens obitidas da tela do computador] com os termos racistas. Com o poder de investiga��o do Minist�rio P�blico, � poss�vel chegar �s pessoas desses perfis, e ent�o acus�-las", diz Barcelar. "� racismo e n�s n�o vamos aceitar isso. O sotaque cearense faz parte da nossa cultura e da nossa identidade", diz.
Melissa Gurgel, de 20 anos, foi eleita a Miss Brasil no s�bado (27), em concurso realizado no Centro de Eventos do Cear�, em Fortaleza, com a participa��o das 27 misses dos estados e do Distrito Federal.

Caso semelhante
Em maio deste ano, o MPF identificou e acusou internautas que postaram coment�rios considerados racistas contra os cearenses durante um acidenteem Canind�, no interior do Cear�, que resultou na morte de 18 pessoas.

O MPF afirma ter identificado e coletado dezenas de coment�rios com insultos a nordestinos em portais de not�cias. A conduta dos internautas foi investigada pelo procurador da Rep�blica Edmac Lima Trigueiro, que obteve na Justi�a a quebra do sigilo telem�tico dos usu�rios.

O caso poder� ser enquadrado como crime de racismo, que prev� pena de dois a cinco anos de pris�o, assim como as mensagens contra Melissa Gurgel.
Miss Brasil

A cearense Melissa Gurgel, 20 anos, foi eleita a mulher mais bonita do Brasil no �ltimo fim de semana, em concurso realizado com as misses dos 26 estados e Distrito Federal. O evento foi realizado no Centro de Conven��es do Cear�, em Fortaleza. A Miss Brasil 2014, prometeu representar bem o Brasil no Miss Universo e mostrar o "poder da mulher brasileira".

"Eu pretendo estudar muito, conhecer outras culturas, aproveitar essa oportunidade �nica de representar o nosso pa�s l� fora e mostrar para o mundo o poder da mulher brasileira, mostrar nossos princ�pios e nossos valores", disse, logo ap�s receber a faixa e coroa de Miss Brasil 2014. Ela recebeu a faixa de Miss Brasil e um carro no valor de R$ 40 mil, como premia��o do 60� concurso Miss Brasil. Ela vai disputar agora o Miss Universo, que ser� realizado neste ano, nos Estados Unidos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir