Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-10-2014

Após chuva, RS contabiliza estragos em quase todas
Somente em Santa Rosa, no Noroeste, 200 pessoas estão desalojadas. Trânsito em pontes e estradas precisou ser interrompido por causa da água.
Após chuva, RS contabiliza estragos em quase todas
Foto: g1.globo.com

Após a chuva, cidades do Rio Grande do Sul contabilizam os estragos nesta quarta-feira (1), como mostra reportagem do Bom Dia Rio Grande, programa da RBS TV (veja o vídeo). Segundo a Defesa Civil, em Santa Rosa, na Região Noroeste, 200 pessoas estão desalojadas. Cerca de 250 casas foram alagadas pelo Rio Pessegueirinho, que corta a cidade, e 60 famílias tiveram que deixar suas residências. No interior do município, 10 pontes foram destruídas pela correnteza.

Em Cerro Largo, na Região das Missões, 40 pessoas estão desabrigadas e foram levadas ao Ginásio Municipal. Já em Campina das Missões são quatro famílias desalojadas, enquanto em São José do Inhacorá são duas.

Na fronteira com a Argentina, em Porto Xavier e Porto Mauá, o nível do Rio Uruguai continua a subir. Está 10,5 metros acima do nível normal. A travessia da balsa teve que ser interrompida e comerciantes instalados próximos à aduana tiveram que retirar as mercadorias. Como as barragens de Itá e Foz do Chapecó estão abertas, a previsão é de que o rio chegue a 15 metros acima do nível.

Em Santo Cristo, um ônibus foi arrastado pela cheia do Rio Anandu na terça-feira (30), que passou por cima de uma ponte. O motorista, cobrador e passageiros ficaram assustados, mas ninguém ficou ferido. Uma máquina da prefeitura retirou as três pessoas do veículo.

Na Região da Serra, a ponte que liga os municípios de Bento Gonçalves e Cotiporã ficou coberta pela água. O nível do Rio das Antas subiu e deixou a estrutura, que fica em uma estrada vicinal, submersa. Não há previsão de liberação do trecho. O desvio deve ser feito pela RSC-470 até Veranópolis, o que aumenta o trajeto em cerca de uma hora.

Já na Região Norte, a RSC-480 está sendo monitorada porque existe risco de deslizamento. Na terça-feira um barranco caiu na rodovia e o trecho na altura de Erval Grande ficou bloqueado por 12h. A estrada foi liberada com a ajuda de máquinas.

Em Caiçara, a água da chuva também inundou casas e 20 famílias estão desabrigadas. No distrito de Ipuaçu, a água dos rios Pardo e Pescoço já atingem casas e pavilhões. A subprefeitura da localidade também está alagada. Cerca de 20 famílias atingidas estão abrigadas em casas de parentes e também em um clube.

Em Iraí o nível do Rio do Mel, que corta o município está quatro metros acima do normal. Pelo menos 30 residências foram atingidas. Na BR-386 operários que atuam na obra sobre o Rio Uruguai tiveram que parar as atividades, já que as águas subiram oito metros. O Dnit informa que vai esperar o nível baixar para retomar os reparos.

E na BR-153, em Marcelino Ramos, quase na divisa com Santa Catarina, dois trechos que já tinham sido reconstruídos em agosto, foram de novo prejudicados pela chuva. As aberturas no asfalto chegam a um metro de profundidade, mas o trânsito segue liberado.

Previsão do tempo
Nesta quarta-feira, a previsão é de mais água, segundo a Somar Meteorologia. Pela manhã, deve chover em toda a Metade Norte do estado. Aos poucos, o tempo abre. Entre a Fronteira Oeste, a Região da Campanha e o Sul do estado, o dia já deve começar com sol e tempo bom.

O vento sul aumenta a sensação de frio no estado. Ao amanhecer, a temperatura fica em torno de 10°C em Vacaria, na Serra, e dos 11°C em Candiota, no Sul do estado. No decorrer do dia, a máxima chega aos 25°C em Erechim, no Norte, e 23°C em Santa Maria, na Região Central. Em Porto Alegre e Caxias do Sul, faz 22°C.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir