Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-10-2014

Campanha no Recife chama atenção para prevenção do câncer
Ação Outubro Rosa dispõe de serviços de prevenção gratuitos. Prédio da Prefeitura do Recife ganha iluminação rosa durante todo mês.
Campanha no Recife chama atenção para prevenção do câncer
Foto: g1.globo.com

Para chamar a atenção para a importância da prevenção do câncer de mama, várias instituições aderem à ação Outubro Rosa. Na Prefeitura do Recife, além de serviços das secretarias de Saúde, da Mulher e de Administração e Gestão de Pessoas, o edifício-sede ganha uma iluminação cor de rosa especial para divulgar a causa. A antena da TV Globo Nordeste também está iluminada com essa cor. A ação objetiva conscientizar as comunidades sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

As servidoras públicas que trabalham na prefeitura, com idades entre 50 e 69 anos, poderão fazer exames de prevenção gratuitos no mamógrafo móvel, que vai ficar no estacionamento do edifício-sede das 9h às 17h, na quinta-feira (2). Depois da prefeitura, o serviço móvel vai passar pelas comunidades do Recife. Para ser atendida, basta levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento de identidade. As mulheres que não forem atendidas no serviço móvel serão encaminhadas para as clínicas conveniadas.

Também serão oferecidas palestras sobre o câncer de mama e distribuição de fitas e folders educativos sobre a doença. O Instituto de Hematologia do Nordeste (Hiene) também vai estar no local para coletar doações de sangue. As servidoras poderão, ainda, fazer exame oftalmológico.

Nas unidades de saúde da Família e Policlínicas dos distritos sanitários do Recife serão oferecidos exames de coleta de citologia oncótica e atividades físicas com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e da Academia da Cidade.

Segundo a SES, atualmente sobram vagas para exames preventivos na rede municipal de saúde. A expectativa é de que sejam realizados mais de 4 mil exames no mês de outubro, nas clínicas conveniadas, e quase 2 mil no caminhão.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir