Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-10-2014

No Recife, só 35% dos estudantes iniciam uso do Passe Livre
Alunos ainda não cadastrados devem procurar posto na Rua da Soledade. Benefício visa atender 14 mil estudantes, do 6º ao 9º ano.
No Recife, só 35% dos estudantes iniciam uso do Passe Livre
Foto: g1.globo.com

Cerca de 5 mil dos 14 mil alunos do 6º ao 9º da rede municipal de ensino do Recife começam a utilizar o VEM Passe Livre nesta quarta-feira (1º). A quantidade representa aproximadamente 35% do total dos que podem receber o benefício. Os cartões contam com 70 passagens mensais, que podem ser utilizadas tanto para ir a escola quanto para lazer aos finais de semana e demais necessidades dos alunos.

Essa é primeira carga dos cartões e vale para os estudantes que fizeram o cadastro no posto Posto de Atendimento do VEM até o dia 20 de setembro.

Os alunos que fizeram após a data limite só podem usar o benefício em novembro. As inscrições para o VEM Passe Livre seguem abertas no posto da Rua da Soledade, na Boa Vista, Centro do Recife, e não precisam esperar o agendamento prévio feito pela escola. É preciso levar CPF, certidão de nascimento ou documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou de estudante, além de comprovante de residência.
No local é preciso tirar uma foto de identificação e cadastrar as impressões digitais para a biometria. O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. O cartão VEM Passe Livre sai na hora.

Os estudantes que fizerem o cadastro até o dia 20 de outubro recebem o benefício a partir de novembro. Aqueles que ultrapassarem a data, só recebem em dezembro.

Lei municipal
O benefício visa atender a 14 mil alunos, do 6º ao 9º ano, das 36 escolas municipais do Recife. No começo de cada mês, o estudante recebe o crédito que corresponde a 70 viagens mensais, no valor da meia passagem da tarifa do anel A, que custa R$ 1,07. O sistema permite que o usuário utilize o cartão até quatro vezes por dia e 70 vezes por mês. Como ocorre com todos os cartões do VEM, os créditos expiram em 180 dias.

O posto de atendimento do Vem fica na Rua da Soledade, n° 259, bairro da Boa Vista. Os estudantes que tiverem dúvidas devem procurar a direção da escola onde estudam. O benefício foi instituído pela Lei nº 18.043/2014, de autoria do executivo municipal, e sancionada pela Prefeitura do Recife em julho deste ano. A expectativa é de que o Passe Livre contribua para reduzir a evasão escolar, além de dar aos estudantes acesso ao lazer e ajuda na renda familiar – o serviço representa uma economia mensal de R$ 74,90 para cada aluno.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir