Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-10-2014

Pontos de Vitória têm iluminação especial no "Outubro Rosa"
Evento alerta a população sobre a prevenção do câncer de mama. Veja as ações da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer.
Pontos de Vitória têm iluminação especial no
Foto: g1.globo.com

O rosa vai iluminar alguns pontos de Vitória a partir desta quarta-feira (1), para alertar a população sobre o câncer de mama. As torres de Jesus de Nazareth, a Ponte da Passagem, o relógio da Praça Oito e o Palácio Municipal - sede da Prefeitura de Vitória - vão receber luzes cor-de-rosa para a campanha Outubro Rosa. As unidades de saúde de Vitória prepararam extensa programação para chamar a atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Confira aqui as atividades.

Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) também dá início às atividades do movimento Outubro Rosa no Espírito Santo nesta quarta-feira. A abertura oficial está marcada para às 17h, no Palácio Anchieta. Este será o quinto ano consecutivo do movimento no estado, que durante os 31 dias de outubro intensifica as ações de prevenção e de combate ao câncer de mama, realizando palestras de conscientização, entre outras atividades.

A Afecc e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) também prepararam vários eventos voltados para o tema. No dia 15 de outubro, será realizada a roda de conversa com o tema "O que você deve saber sobre o câncer de mama", no Galpão das Paneleiras, em Goiabeiras.

A caminhada "Outubro Rosa: Um toque pela Vida" acontecerá no dia 19, às 8h30, na praia de Camburi, com concentração no píer de Iemanjá. O evento é mais uma forma de chamar a atenção para que as mulheres entendam da importância da prevenção pelo diagnóstico precoce.

Significado
O uso dessa cor para chamar a atenção das mulheres para a importância da prevenção começou em 1990, quando laços cor-de-rosa foram distribuídos aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Em 1997, entidades voltadas para a saúde da mulher de outras cidades americanas começaram a promover ações para conscientizar a sociedade da importância do diagnóstico da doença, escolhendo o mês de outubro para centralizar as atividades.

O sucesso da estratégia ganhou o mundo e deu origem ao Outubro Rosa. A cor foi escolhida por representar o universo feminino e estar ligada à beleza e ao amor, simbolizado, no ocidente, pela flor rosa.

Câncer
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o segundo tipo mais frequente no mundo é o câncer de mama, que é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.

Segundo os especialista, se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir