Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-10-2014

Americano preso na Coreia do Norte pede a ajuda
Jeffrey Fowle foi detido ap�s supostamente deixar B�blia em clube noturno. Autoridades anunciaram que ele ser� julgado por "cometer atos hostis".
Americano preso na Coreia do Norte pede a ajuda
Foto: g1.globo.com

Um dos tr�s americanos detidos na Coreia do Norte pediu novamente o apoio do governo dos Estados Unidos, antes de um processo que provavelmente terminar� com uma condena��o de muitos anos de pris�o e trabalhos for�ados.

Em uma entrevista publicada no jornal japon�s Chosun Sinbo - favor�vel ao governo norte-coreano -, Jeffrey Fowle afirma que est� muito preocupado, pois teme ter o mesmo destino dos colegas de deten��o que j� foram julgados, Kenneth Bae e Matthew Miller.

Fowle, de 56 anos, entrou na Coreia do Norte em abril e foi detido depois de, supostamente, deixar uma B�blia em um clube noturno no porto de Chongjin (norte).

Apesar da liberdade religiosa constar na Constitui��o norte-coreana, na pr�tica n�o existe e a atividade religiosa est� severamente restrita a grupos reconhecidos oficialmente e vinculados ao governo.

As autoridades anunciaram que Fowle ser� julgado por "cometer atos hostis", mas a data ainda n�o foi divulgada.

Na entrevista ao jornal japon�s, Fowle n�o revela detalhes sobre o suposto delito.

"Estou muito preocupado de que serei punido por minha infra��o quando o julgamento come�ar", afirmou, segundo o Chosun Sinbo.

"Espero que o governo americano fa�a esfor�os construtivos para obter nossa liberta��o.

Como cidad�o americano, n�o tenho mais alternativa que solicitar a ajuda do governo dos Estados Unidos", completou.

H� duas semanas, Miller foi condenado a seis anos de trabalhos for�ados pela Corte Suprema norte-coreana.

Em outras oportunidades, Washington condenou o que considera o uso dos detidos como ref�ns pol�ticos pela Coreia do Norte para obter concess�es diplom�ticas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir