Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-10-2014

Cinegrafista dos EUA infectado com ebola trabalhou
Ashoka Mukpo, de 33 anos, apresentou sintomas nesta quarta. Ele ser� transferido para os Estados Unidos para passar por tratamento.
Cinegrafista dos EUA infectado com ebola trabalhou
Foto: g1.globo.com

O cinegrafista freelancer que trabalhava na Lib�ria para a NBC News e foi infectado com o v�rus do ebola fez parte de projetos no pa�s nos �ltimos tr�s anos.

Ashoka Mukpo, de 33 anos, havia sido contratado pela emissora na �ltima ter�a-feira (30) para trabalhar como segundo cinegrafista para a m�dica e correspondente Nancy Snyderman. Ela est� com outros tr�s funcion�rios da NBC em Monr�via, de onde reporta sobre a epidemia.

Mukpo � de Providence, no estado de Rhode Island. Ele ser� transferido para os Estados Unidos para tratamento.

"O freelancer ficou doente com sintomas nesta quarta-feira, sentindo-se cansado e com dores no corpo", al�m de apresentar febre, acrescentou a emissora em sua p�gina na internet.

"Imediatamente, ele mesmo se p�s em quarentena e procurou orienta��o m�dica". Nesta quinta, procurou o centro de tratamento da organiza��o M�dico sem Fronteiras para uma revis�o. O positivo chegou 12 horas depois.

Segundo a NBC, o profissional "esteve trabalhando na Lib�ria em v�rios projetos nos �ltimos tr�s anos".

Americanos infectados
Desde que come�ou a epidemia de ebola na �frica Ocidental, os Estados Unidos j� tinham recebido outros americanos infectados pela doen�a.

Foi o caso do m�dicos mission�rios Kent Brantly e Rick Sacra, al�m da trabalhadora volunt�ria Nancy Writebol. Infectados na Lib�ria, os tr�s foram tratados nos Estados Unidos e tiveram alta recentemente.

O Instituto Nacional de Sa�de americano (NIH) reportou ainda ter recebido outro m�dico americano que foi exposto ao v�rus enquanto trabalhava em Serra Leoa de maneira volunt�ria.

Diagn�stico nos EUA
Nesta quarta-feira (1�), foi divulgado ainda o primeiro caso de ebola diagnosticado dentro dos Estados Unidos. O liberiano Thomas Eric Duncan saiu da Lib�ria rumo aos EUA no dia 19 de setembro, sem sintomas da doen�a.

Ele come�ou a apresentar sinais da doen�a quatro ou cinco dias depois de chegar ao pa�s. No dia 26, procurou ajuda m�dica e no dia 28 (domingo) foi isolado no hospital no Texas Health Presbyterian em Dallas, no Texas, onde permanece internado em estado grave.
Mais de 3 mil mortos na �frica

O n�mero de mortos pela epidemia de ebola na �frica Ocidental chegou a 3.338, de um total de 7.178 casos da infec��o at� o dia 28 de setembro. A informa��o foi divulgada pela Organiza��o Mundial da Sa�de (OMS) nesta quarta-feira .

O n�mero de novos casos caiu pela segunda semana consecutiva, mas a OMS alerta de que os dados n�o significam que a epidemia est� perto de ter um fim, j� que muitos casos continuam n�o sendo registrados.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir