Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-10-2014

Policiais civis reforçam esquema de segurança nas eleições
Cerca de 400 homens vão se juntar aos quase 30 mil PMs no estado. Delegacias especializadas estão de prontidão, diz o chefe da corporação
Policiais civis reforçam esquema de segurança nas eleições
Foto: g1.globo.com

Policiais civis passaram a compor a operação montada para garantir a segurança no Rio de Janeiro durante as eleições deste domingo (5). De acordo com o chefe da Polícia Civil, delegado Fernando Veloso, na tarde desta sexta-feira (3) foram mobilizados cerca de 400 homens. Somados aos policiais militares que participam do esquema especial, o estado tem quase 30 mil agentes envolvidos na segurança até o domingo.

Os policiais civis foram designados a patrulhar áreas da Região Metropolitana onde o número de roubo de carros é maior. Ele destacou que as equipes de delegacias especializadas estão de prontidão para qualquer demanda.

"Toda equipe da Core [Coordenadoria de Recursos Especiais] está baseada na Cidade da Polícia e aguarda qualquer informação do pessoal de inteligência. Se houver necessidade de uma intervenção de equipes especializadas, a Core está preparada para fazer isso", garantiu Veloso.

Esquema especial antecipado
A operação de segurança para as eleições estava prevista para começar às 14h de sábado (4). Porém, o governo do estado decidiu antecipar a mobilização depois de uma série de episódios violentos na cidade ao longo desta semana. Ao menos cinco pessoas foram mortas em menos de 48h na capital.

Por causa dos atos violentos, o governador Luiz Fernando Pezão convocou a cúpula de Segurança do estado para discutir ações emergenciais. Com o objetivo de garantir que os eleitores exerçam seu direito ao voto, além de preservar a integridade física da população, candidatos e agentes do Tribunal Regional Eleitoral, o secretário de Segurança José Mariano Beltrame anunciou o dobro de policiais nas ruas, reforço em delegacias e a presença de agentes de inteligência nas ruas.

O Exército informou que não terá reforço, mas as tropas que estão na Maré farão esquema especial de patrulhamento nas zonas eleitorais - nesta sexta, já era possível ver a movimentação dos blindados.

Cinco mortos em quatro dias
Um homem foi encontrado morto na Vila do João, no Conjunto de Favelas da Maré, na Zona Norte do Rio, após confronto entre facções de tráfico rivais, na terça-feira (30). Outro suspeito também morreu na Vila Cruzeiro, no Conjunto de Favelas da Penha, no Subúrbio, no mesmo dia. Segundo a PM, ambos estavam armados. Um confronto entre traficantes rivais também deixou quatro feridos na favela da Mangueira, na Zona Norte.

Na quarta-feira (1º), moradores do morro do Cavalão, em Niterói, na Região Metropolitana, incendiaram um ônibus em manifestação após a morte de dois adolescentes durante uma operação policial. Houve tiroteio entre PMs e traficantes. Já no morro da Formiga, na Tijuca, na Zona Norte, também houve tumulto entre policiais e moradores, depois da PM barrar o acesso à comunidade para fazer uma operação contra transporte irregular.

Um homem também foi baleado no morro da Grota, no Conjunto de Favelas do Alemão, na tarde de quinta (2). Mais cedo, criminosos armados invadiram o pátio de uma empresa nas proximidades do Conjunto de Favelas do Caju, na Zona Norte. Três suspeitos foram presos.

Alunos sem aula
Por causa de confrontos na cidade, mais de 10 mil alunos da rede municipal ficaram sem aula na Zona Norte nesta quarta. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, no Conjunto de Favelas da Maré, seis escolas municipais, três creches e um espaço de desenvolvimento infantil totalizaram 6.840 alunos longe das salas de aula. Na Vila Cruzeiro, foram 3.010 alunos de quatro escolas ficaram prejudicados. No Parque Proletário, mais de 1 mil alunos de duas escolas da localidade não puderam assistir às aulas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir