Categoria Vírus & Cia  Noticia Atualizada em 07-10-2014

Jovem vira "musa" do muay thai após perder 22 kg e luta
Tainã Ursa começou a treinar em junho de 2011 para tentar emagrecer. Ela estreou como lutadora profissional na Tailândia antes de voltar ao Brasil.
Jovem vira
Foto: g1.globo.com

Uma jovem de Cubatão (SP) encontrou em uma arte marcial a força necessária para vencer a luta contra a balança. Após pesar 82 kg com apenas 1,63 metro de altura, Tainã Ursa Duarte, de 23 anos, conseguiu emagrecer 22 kg e acabou virando lutadora profissional da modalidade.

A mudança no estilo de vida de Tainã começou em junho de 2011, quando a jovem se olhou no espelho e reparou que estava completamente fora de forma. "Eu passava na frente da academia todo dia na volta do trabalho e ficava ensaiando para entrar. Um dia eu desci do ônibus e fui. Precisava emagrecer", afirma.
A escolha pelo muay thai ocorreu por acaso. Com o tempo, o esporte acabou tomando cada vez mais espaço na vida da jovem. "Escolhi o esporte porque era o que tinha mais perto e porque era mais dinâmico do que fazer musculação, que eu já tinha tentado também e não durou muito. Fui me envolvendo e quando reparei tinha desencanado do peso e o que eu mais queria era lutar", conta.

Mesmo após emagrecer 22 kg e chegar à marca de 60 kg, Tainã continuou firme na carreira de lutadora e, após competir em torneios amadores, ela estreou como profissional. "Há dois anos participo de competições amadoras e desde fevereiro comecei a lutar profissionalmente. Estreei como profissional na Tailândia, que é o berço do esporte e aprendi bastante. Fiz seis lutas fora. Voltei para o Brasil em agosto e sei que só comecei a carreira. A minha próxima luta é em novembro, a nível estadual, e será em São Paulo", completa a lutadora.
A mudança no estilo de vida de Tainã surpreendeu a todos os seus conhecidos e familiares, que no começo a alertavam sobre ela estar acima do peso ideal. "Eles queriam incentivar a mudança, mas faziam da forma errada, me criticavam. Hoje todos ficam surpresos, especialmente aqueles que passaram muito tempo sem me ver. Já os que acompanharam, eu vejo que estão orgulhosos da "gordinha cansada" que não desistiu. Todos na academia sempre me apoiaram muito. Meu professor também tem muita parte nisso", explica.
Tentando buscar destaque no cenário internacional da modalidade, Tainã dá conselhos para quem também pretende emagrecer. "A pessoa precisa procurar algo que goste. Ir por obrigação não funciona. Também é preciso não ter preguiça, pois vejo pessoas nas minhas aulas que querem perder peso e fazem tudo na má vontade. Se saiu de casa pra treinar, vamos treinar", conclui.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir