Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-10-2014

No Recife, greve deixa usuários sem metrô até durante
Linhas de ônibus foram reforçadas para atender passageiros. Greve dos metroviários foi deflagrada a partir das 0h desta terça.
No Recife, greve deixa usuários sem metrô até durante
Foto: g1.globo.com

Os mais de 400 mil usuários do metrô do Recife terão a rotina alterada devido à greve deflagrada pela categoria nesta terça-feira (7). Na estação Joana Bezerra, área central do Recife, os passageiros não conseguem entrar na estação nem durante o horário de pico e enfrentam filas para pegar os ônibus que fazem parte da integração. A principal reivindicação dos metroviários é a falta de segurança nas estações e nos veículos do metrô. Eles pedem por uma parceria com a Polícia Militar para patrulha nos locais, retirada dos caixas eletrônicos das estações, reforço de segurança nos dias de jogos de futebol, entre outros pontos.

No iníco da manhã desta terça, o movimento era tranquilo na estação Joana Bezerra. O local conta com patrulha da Polícia Militar para evitar confusões. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários (Sindimetro-PE), Diogo Morais, informou que esta greve não tem nenhum aspecto salarial na pauta. Os profissionais cobram providências à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) sobre constantes assaltos a funcionários e passageiros nas estações. Ele alega que a CBTU só tem tomado decisões paliativas.

De acordo com o gerente de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Salvino Gomes, e empresa entrou com um pedido no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) com ação cautelar para que, pelo menos no horário de pico, a população possa usar o metrô. "São 400 mil pessoas, elas não podem ficar prejudicadas. O metrô tem que funcionar das 5h às 9h e das 17h às 21h. Os metroviários ficaram sabendo antes da assembleia, mas infelizmente não cumpriram", aponta.

Ainda na noite da segunda (7), o vice-presidente do TRT da 6ª Região, o desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega, deferiu a abusividade da greve e determinou a operação normal dos trens no horário de pico, que vai das 5h às 9h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 5h às 13h aos sábados. A multa diária aplicada, em caso de descumprimento, é de R$ 800 mil. De acordo com o TRT, uma audiência de tentativa de reconciliação foi marcada par a quarta-feira (8), às 15h, na sede do tribunal, no Cais do Apolo.

Reforço de ônibus
Para tentar diminuir o prejuízo dos passageiros do transporte público, o Grande Recife Consórcio de Transporte reforçou linhas de ônibus e criou outras especiais para as áreas que são normalmente atendidas pelo metrô. De 123 linhas de ônibus que serão afetadas diretamente pela greve, nove serão reforçadas com 81 veículos, a maioria com destino ao Centro do Recife. As novas linhas criadas são TI Jaboatão/TI Barro e TI Barro/TI Afogados/TI Joana Bezerra.

A linha 115 – TI Aeroporto/TI Afogados terá parte da frota com itinerário estendido até o TI Recife, no Centro; a linha 232 – Cavaleiro vai fazer integração no TI Cavaleiro; a linha 2469 – TI Camaragibe/CDU fica com itinerário estendido até o TI Barro; já as linhas 346 – TI TIP (Conde da Boa Vista) e a 347 – TI TIP (Derby) serão unificadas.

Confira as linhas da zona Centro que foram reforçadas:
200 - TI Jaboatão (parador)
Especial - TI Jaboatão/TI Barro
Especial - TI Barro/TI Afogados/TI Joana Bezerra
346 - TI TIP (Conde da Boa Vista)
370 - TI TIP/TI Aeroporto
2450 - Via Livre BRT Camaragibe (centro)
2450 - Camaragibe (centro) convencional
Confira as linhas da zona Sul que foram reforçadas:
071 - Candeias (Cond. da Boa Vista)
166 - TI Cajueiro Seco (Rua do Sol)
Especial - TI Joana Bezerra/TI Afogados/TI Barro
167 - TI Tancredo Neves (IMIP)
168 - TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
185 - TI Cabo

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir