Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-10-2014

Manifestantes abandonam ruas de Hong Kong
L�deres decidiram dialogar com o governo diante da press�o popular. Centenas de manifestantes seguiam em tr�s pontos de concentra��o.
Manifestantes abandonam ruas de Hong Kong
Foto: g1.globo.com

Os manifestantes abandonavam nesta ter�a-feira (7) as ruas de Hong Kong, onde permaneciam apenas pequenos grupos, ap�s a decis�o dos l�deres estudantis de dialogar com o governo diante da press�o da opini�o p�blica.

Entre 200 e 300 manifestantes seguiam na manh� desta ter�a-feira em tr�s pontos de concentra��o, onde h� alguns dias se reuniam milhares de pessoas.

A vida em Hong Kong come�ou a voltar � normalidade na segunda-feira, com a reabertura das escolas e o retorno ao trabalho de boa parte da popula��o, incluindo 3 mil funcion�rios p�blicos que tiveram acesso � sede do governo.

Mas algumas ruas permaneciam bloqueadas nesta ter�a, o que levou v�rias linhas de �nibus a procurar rotas alternativas, congestionando o tr�nsito e lotando o metr�.

O movimento pr�-democracia obteve o apoio de boa parte da popula��o, mas ap�s oito dias de paralisia em Hong Kong os habitantes perderam a paci�ncia.

Os estudantes, que se reuniram na noite de segunda-feira com um representante do governo para "discuss�es preliminares" sobre a abertura do di�logo oficial, aceitaram desbloquear as ruas.

"Teremos v�rias rodadas de negocia��es", explicou Lester Shum, subsecret�rio-geral da Federa��o de Estudantes de Hong Kong, uma das promotoras da mobiliza��o.

Ray Lau, encarregado do governo de Assuntos Constitucionais e do Continente, manifestou sua esperan�a de que haja "respeito m�tuo" nas negocia��es, que devem come�ar esta semana.

Hong Kong atravessa a pior crise pol�tica desde a devolu��o � China, em 1997.

Apesar de a China concordar em estabelecer o sufr�gio universal na pr�xima elei��o ao
Executivo do territ�rio aut�nomo em 2017, pretende manter o controle das candidaturas, uma proposta inaceit�vel para o movimento pr�-democracia.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir