Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-10-2014

Mulher que morreu picada por abelha na Alemanha
Em 2013, Gilvania deixou Ponta Grossa e foi estudar em Neubrandenburg. Ela tinha trombose; picada causou diversas complica��es e levou � morte.
Mulher que morreu picada por abelha na Alemanha
Foto: g1.globo.com

Ser� enterrado nesta quarta-feira (8) o corpo da estudante parananese Gilvania Siguel, de 36 anos, que morreu depois de levar uma picada de abelha na Alemanha, onde morava desde julho de 2013. Sem saber, Gilvania tinha trombose na mesma perna em que levou a ferroada. A picada causou uma s�rie de complica��es, que levaram � morte. O incidente ocorreu no dia 19 de setembro, mas o corpo s� chegou a Ponta Grossa, na regi�o dos Campos Gerais do Paran�, na noite de ter�a-feira (7). O vel�rio come�ou �s 20h e o enterro ser� a partir das 10h.

A estudante foi picada durante o trajeto at� a faculdade, na cidade de Neubrandenburg. Ela costumava caminhar de 40 a 50 minutos para chegar ao local. Mesmo com dor, Gilvania assistiu �s aulas e, no caminho de volta, ainda foi ao mercado para comprar comida. Depois, seguiu para casa, onde passou mal e foi socorrida por uma colega brasileira com quem morava. Ent�o, a estudante foi levada para um hospital da cidade, lugar em que morreu pouco tempo depois.

A fam�lia foi comunicada logo em seguida, mas a burocracia fez com que o corpo demorasse mais de duas semanas para ser liberado e trazido para o Brasil. Inconformada, a m�e, Em�lia Komar Siguel, de 60 anos, diz que ainda n�o acredita no que aconteceu com Gilvania. "O mais dif�cil ser� ver a minha filha, depois de tanto tempo, dentro de um caix�o", afirma.

Formada em Economia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Gilvania cursava o �ltimo ano de Engenharia de Alimentos na Universidade Tecnol�gica do Paran� (UTFPR). Em�lia relata que a ideia de concluir o curso no exterior sempre atraiu a estudante. "Assim, em julho de 2013, eu deixei a minha filha no aeroporto, com um aperto no cora��o. Mas ela sempre me dizia que era por uma boa causa", lembra. Gilvania voltaria para casa em agosto deste ano. "Ela decidiu ficar mais uns meses no exterior para concluir o curso de alem�o", afirma.

A passagem de volta para o Brasil, em dezembro, j� estava comprada. A m�e conta que a filha planejava voltar para o pa�s, arrumar um bom emprego, comprar um carro e tamb�m uma casa. "Ela falava tamb�m que queria viajar muito comigo e com o pai dela, que queria levar a gente passear na Alemanha. Mas agora j� n�o d� mais. N�s �ramos todos muito apegados", confessa.

Enquanto aguarda a chegada do corpo da filha para o vel�rio, a m�e l�, emocionada, a �ltima mensagem que Gilvania compartilhou em um rede social. "A vida � um momento, � um sopro. E a gente s� leva daqui o amor que deu e recebeu, a alegria, o carinho e mais nada", repete e chora mais uma vez.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir