Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-10-2014

Espanha pede tranquilidade sobre o ebola
Presidente do governo espanhol se comprometeu a dar informa��es. Enfermeira que tratou mission�rio infectado foi contaminada em Madri.
Espanha pede tranquilidade sobre o ebola
Foto: g1.globo.com

O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, pediu nesta quarta-feira (8) aos compatriotas que mantenham a calma e se comprometeu a informar com transpar�ncia sobre o v�rus ebola, que contaminou uma auxiliar de enfermagem em Madri.

"No momento, o que temos que fazer � permanecer atentos, mas mantendo a tranquilidade", declarou Rajoy no Congresso, ao responder uma pergunta do l�der da oposi��o, Pedro S�nchez, do Partido Socialista (PSOE).

Em sua primeira declara��o sobre o tema, durante a qual n�o falou o nome da v�tima, o l�der conservador se comprometeu a apresentar "qualquer informa��o que se possa dar ao conjunto da opini�o p�blica e, portanto, transpar�ncia total na mat�ria".

Para o chefe de Governo, a prioridade � "atender todas as pessoas que contra�ram a doen�a" - uma at� o momento -, "vigiar as pessoas que estiveram em contato, investigar o motivo por que o cont�gio aconteceu e explicar � popula��o as situa��es em que pode ocorrer a infec��o".

Antes, o l�der socialista criticou o governo pelos cortes na sa�de p�blica e as tentativas de privatiza��o do setor, assim como a estrat�gia de comunica��o da ministra da Sa�de, Ana Mato.

Para S�nches, quando a ministra falou, "provocou mais incertezas e mais ang�stia na opini�o p�blica".

Na segunda-feira, uma auxiliar de enfermagem do hospital La Paz de Madri, que havia integrado a equipe que atendeu um dos mission�rios espanh�is infectados na �frica, se tornou a primeira pessoa a contrair o v�rus ebola fora da �frica.

Duas novas pessoas, uma enfermeira e uma auxiliar, foram internadas e isoladas em um hospital de Madri por precau��o nesta quarta-feira.
No total, seis pessoas, mas apenas uma oficialmente infectada pelo v�rus, permanecem internadas no pa�s.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir