Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-10-2014

Evo Morales encerra campanha com amplo favoritismo
Quarta foi �ltimo dia de atos p�blicos; pleito est� marcado para o domingo. Concorrente � reelei��o tem 59% das inten��es de voto nas pesquisas.
Evo Morales encerra campanha com amplo favoritismo
Foto: g1.globo.com

Os principais candidatos �s elei��es gerais do pr�ximo domingo (12) na Bol�via encerraram a campanha nesta quarta-feira (8) em um ambiente de calma, com as pesquisas apontando o amplo favoritismo do presidente Evo Morales.

Ap�s quase nove anos no poder com os setores ind�genas e populares, "ensinamos como se governa (...) e no domingo vamos ganhar por ampla maioria", disse Morales para milhares de pessoas em El Alto, na regi�o de La Paz.

"Desta vez vamos vencer nos nove departamentos (..), vamos dar uma cacetada no Imp�rio (Estados Unidos), no neoliberalismo, nos vende-p�tria, nos separatistas. Ser� a vit�ria do povo boliviano".

Morales, primeiro presidente ind�gena da Bol�via, eleito em 2005, deve derrotar seu principal advers�rio, o empres�rio Samuel Doria Medina, j� no primeiro turno.
Medina, da Unidade Democrata (UD, direita), realizou o ato final de sua campanha na cidade de Santa Cruz (leste), principal polo econ�mico do pa�s.

Conhecido empres�rio do cimento, Doria Medina afirmou no discurso de encerramento da campanha que ap�s nove anos de governo Morales "h� mais corrup��o, mais narcotr�fico e mais inseguran�a" na Bol�via.

O presidente tem 59% das inten��es de voto nas pesquisas, contra apenas 18% para Medina e 9% para o ex-presidente liberal Jorge Quiroga.

Esta quarta-feira � o �ltimo dia de campanha, para os candidatos � presid�ncia e � Assembleia Legislativa.

A partir desta quinta-feira est�o proibidas as reuni�es pol�ticas e o consumo de bebidas alco�licas em todo o pa�s.

Morales, de origem aimar�, foi reeleito em 2009 com 64% dos votos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir