Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-10-2014

Gorbachev deixa o hospital e retoma atividades
�ltimo l�der da Uni�o Sovi�tica havia sido internado em cl�nica de Moscou. Segundo a imprensa russa, ele teria diabetes.
Gorbachev deixa o hospital e retoma atividades
Foto: g1.globo.com

O �ltimo l�der da Uni�o Sovi�tica, Mikhail Gorbachev, 83 anos, foi liberado pela cl�nica de Moscou na qual havia sido internado e retomou as atividades, informou a funda��o que leva o seu nome.

"Ele acaba de chegar, tudo est� normal, est� ao nosso lado", disse uma fonte da funda��o, antes de afirmar que a imprensa russa exagerou a gravidade do estado de sa�de de Gorbachev.

Duas ag�ncias de not�cias anunciaram a interna��o de Gorbachev na quinta-feira.
"Estou bem vivo, terminei os exames na cl�nica", disse Gorbachev nesta sexta-feira � ag�ncia de not�cias Tass.
Em junho de 2013, ele j� havia sido hospitalizado para fazer um "check-up".
Nos �ltimos anos, Gorbachev apareceu em p�blico aparentando cansa�o e com o rosto inchado. Segundo a imprensa russa, ele teria diabetes.

Devido a seus problemas de sa�de, ele n�o p�de comparecer ao enterro da ex-primeira-ministra brit�nica Margaret Thatcher, em abril de 2013.
Muito respeitado no Ocidente, ele � muito criticado pelos russos, que o consideram respons�vel pela desintegra��o da URSS e o caos econ�mico e social ap�s o fim da Uni�o Sovi�tica.

O pai da Perestroika (Reforma) lan�ada em 1985 renunciou em 25 de dezembro de 1991, abrindo caminho para o fim da URSS, ap�s um acordo assinado sem ele por Ucr�nia, Belarus e R�ssia.

Nos �ltimos anos, Gorbachev teve uma rela��o delicada com o presidente russo, Vladimir Putin, que ele criticou diversas vezes pelo retrocesso democr�tico.

Ganhador do Pr�mio Nobel da Paz em 1990, ele preside a Funda��o Gorbachev, dedicada a programas de caridade e � educa��o.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir