Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-10-2014

Kim Jong-un falta a evento para ex-líderes na Coreia
Ausência de ditador aumenta especulações sobre seu estado de saúde. Líder não aparece em público desde 3 de setembro.
Kim Jong-un falta a evento para ex-líderes na Coreia
Foto: g1.globo.com

O líder norte-coreano Kim Jong-un não compareceu, nesta sexta-feira (10), à homenagem a seu pai e seu avô pela comemoração do 69º aniversário do Partido dos Trabalhadores, segundo a lista de presentes divulgada pela agência estatal "KCNA". A ausência do ditador da Coreia do Norte aumenta as especulações sobre seu estado saúde.

A agência não incluiu o nome do "líder supremo" na lista de autoridades que visitaram nesta madrugada o Palácio do Sol de Kumsusan para prestar homenagem aos corpos embalsamados dos dois líderes anteriores do país, Kim Jong-il e Kim Il-sung.

A cerimônia serviu para dar início aos atos de celebração do aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores, uma das datas mais importantes da Coreia do Norte realizado nesta sexta.
Kim Jong-un não é visto publicamente desde o dia 3 de setembro.

Na comemoração do 68º aniversário do partido em 2013, Kim Jong-un fez reverências aos corpos embalsamados de seu avô e fundador do país, Kim Il-sung, e de seu pai, Kim Jong-il, e deixou flores nos pés das estátuas de bronze de ambos em Pyongyang.

O misterioso desaparecimento do "líder supremo" gerou intensas especulações sobre seu estado de saúde, como estar com os tornozelos fraturados ou sofrer de gota, embora nenhuma hipótese possa ser comprovada devido ao extremo sigilo do regime norte-coreano.

O "líder supremo", cuja idade é estimada em torno de 30 anos, apareceu mancando em um ato público transmitido pela televisão norte-coreana, que posteriormente reconheceu que o dirigente sofria algum tipo de mal-estar, sem explicações. Altos cargos do regime afirmaram que Kim Jong-un "não tem problemas de saúde".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir